Gosto muito de praticar esportes e toda vez que vejo algum equipamento ou vestuário que acho que pode ser bom para os treinos fico extremamente tentado em comprar. Muitas vezes, nos momentos de folga, fico pesquisando na internet em sites de esportes para ver o que tem no mercado e, eventualmente, acho algo com um bom preço e logo me vem aquela vontade de comprar, mesmo que não seja tão útil assim.
Claro que nem todos são bons como eu pensava, ou não tão necessários para a prática do esporte, mas sinto vontade de gastar dinheiro com isso - mesmo que vá para a gaveta ou seja doado depois.
O problema é que, depois de comprar, vem logo aquela sensação de culpa de que não deveria estar gastando dinheiro com isso. Tipo: vc já tem uma luva nova boa, pra que comprar essa outra só porque achou bonita ou tem algum detalhe quase imperceptível melhor que aquela que vc tem, que não vai impactar em NADA no rendimento?
Tênis mesma coisa. Quando vejo uma promoção ou um desconto legal num bom tênis dá aquela vontade de comprar, mesmo já tendo alguns em casa.
Não compro coisas muito caras, mas compro itens que são (às vezes em tesa às vezes na prática) desnecessários.
Já ouvi o excelente "Bode #94 - Gaste sem culpa e seja feliz" mais de uma vez, concordo com o Bastter mas não consigo internalizar isso. Engraçado que quando é para comprar algo para as pessoas que gosto como esposa, filho, pais etc., não sinto qualquer remorso em gastar dinheiro... Mas para mim, nesse quesito de material esportivo (já que não gasto dinheiro “extra” com outras coisas) fico sempre me segurando para não comprar e, se compro, vem essa sensação de culpa que me incomoda demais...
Fico preocupado que isso seja um comportamento “gastador”, ou seja, gastando com aquilo que não deveria... alguém aí passa por isso tb, mesmo que seja por outras coisas? Como lidam com isso de maneira saudável?
OBS.: Claro que não tenho 30 pares de tênis ou 13 luvas de boxe. Tem um bom senso relativo aí.