Artigo bastante interessante:
Pesquisa britânica descobre proteína chave para o ganho de massa muscular"Em geral, o aumento muscular é gerado pelo estresse. Em outras palavras, quando uma pessoa tensiona o corpo, ele reage ficando "mais forte". Só que esse estresse é apenas um termo genérico para abranger os complexos mecanismos envolvidos nesse processo. Os pesquisadores da Universidade de Cambridge descobriram, agora, pelo menos um dos principais sinais para o crescimento muscular. Este sinal vem de uma enorme proteína, a titina.
...
Para simplificar, esta é a ideia: quanto mais tempo um músculo trabalha, mais provável é que as moléculas de titina fiquem expostas. Quanto mais tempo ficarem expostas, mais essas vias de sinalização de fortalecimento muscular poderão ser acionadas, já que, potencialmente, se conectarão com outras moléculas.
Além de aprofundar nas descobertas desse mecanismo, os pesquisadores britânicos construíram um modelo matemático para prever o crescimento muscular. Para isso, acrescentaram ao modelo informações sobre: a titina; duração da repetição dos movimentos; metabolismo celular; e tempo de recuperação.
Segundo os autores, para alcançar um nível de crescimento muscular potencialmente ótimo, não é preciso exigir o máximo de seus músculos. “Embora existam dados experimentais mostrando crescimento muscular semelhante com cargas de até 30% da carga máxima, nosso modelo sugere que cargas de 70% [da carga máxima] são um método mais eficiente de estimular o crescimento”, explicou Eugene Terentjev, um dos autores do estudo. Além disso, ele observou que, com a carga muito alta, os músculos estavam exaustos demais para sinalizar o crescimento corretamente."
Artigo original:
Why exercise builds muscles: titin mechanosensing controls skeletal muscle growth under load - ScienceDirectAos entendidos, até entendo o que seria treinar com 70% da carga máxima, mas na prática como se tem controle disso?