Ver maisAchei muito interessante esse infográfico.
Resiliência ao estress e suporte sONcial, pra mim, são fundamentais. Tem a famosa pesquisa de Harvard acompanhando várias famílias por 50 anos e indicando que relações íntimas e sONciais de qualidade como os fatores mais determinantes pra longevidade. Muito bacana que os chats do @Paulo estejam abordando esses temas por diversos ângulos.
Outros pilares (como atividade física e nutrição) também são áreas com bastante conteúdo aqui no site. @Mauro recentemente abordou em chats e enquetes a questão do sono, que se relaciona e se pontencializa com os pilares citados.
Esse pilar da cognição/mente, eu particularmente também acho bem legal. Meu pai sempre teve o hábito de fazer sudoku (antes com livros, agora com app) e palavras cruzadas pra treinar o cérebro. Houve muita evolução no conceito de "brain training" e tem um app que usei muito por um tempo (Lumosity) e agora me sinto motivado a retomar.
Tenho muita desconfiança de medicamentos e suplementos e queria saber a opinião dos moderadores e foristas sobre isso. Talvez seja um preconceito meu com coisas não naturais...
Por último, creio que o pilar estética citado aí não deve ser minimizado. Percebo com familiares mais velhos a relação entre envelhecimento e auto-estima. Ou mesmo em jovens, o quanto uma cirurgia estética influencia no bem-estar, auto-estima e felicidade.
E vocês, quais pilares tem cultivado mais e quais ainda precisam trabalhar? Quais pilares acham que fazem falta no infográfico e, se por ventura, algum aí está sobrando.