Escuto muito nos bodebastters a questão de não ser reativo. Concordo em relação à evitar brigas de trânsito, dentre outras situações ou discussões bobas que não vão levar ninguém a lugar nenhum como política, religião, etc, mas acho que é preciso ter cuidado em outros aspectos.
Há algum tempo tenho tratado com terapia alguns problemas emocionais "aprendidos" desde minha criação, que estão relacionados exatamente à postura de não se impor, não expor suas ideias e sempre se omitir ou se anular em diferentes situações. Isso acabou gerando em mim sentimentos de insegurança, falta de auto-confiança e inconformidade perante algumas situações.
Vejo que há uma linha tênue entre a postura de
não ser reativo e a de
se anular. Uma pessoa que não entende esta diferença pode adquirir o hábito de evitar expor suas ideias ou suas vontades para evitar qualquer tipo de conflito ou debate seja no âmbito conjugal, familiar ou profissional. Neste caso corremos o risco de acabar sendo sempre sub-julgados e conduzidos ou liderados em tudo na vida por pessoas que possuem o perfil dominador. Estas pessoas normalmente não aceitam serem contrariadas e para evitar a discussão, acabamos aceitando de forma passiva tudo que nos é imposto.
Digo isso pois tive esta postura ao longo da vida, e sempre evitei expor minhas ideias perante diferentes situações, temendo o julgamento ou o debate. Na verdade vejo que isto me gerou mais problemas pois "ensinei" aos outros que minha opinião não é importante e não precisa ser respeitada.