Ontem de madrugada postei aqui despretensiosamente uma indicação de meu comediante favorito (Norm Macdonald), para meu choque, hoje descobri que ele faleceu, ontem, com 61 anos, de um câncer que ele lutava há uns 10 anos (só a família sabia).
Faz algum tempo que eu acompanhava alguns compilados de piadas no canal do Youtube "I'm not Norm", e volta e meia me pegava lembrando de alguma de suas histórias/piadas e tinha que ir procurar elas para ver novamente.
Eu sentia que devia mostrar ele pra alguém, como forma de reconhecimento, e então é isso que vou fazer aqui.
É difícil descrever ele, pra mim ele é um gênio da cadência na hora de contar as piadas, se eu contar, ou qualquer outra pessoa contar a mesma piada, não vai ter graça nenhuma, mas com ele contando é diferente. Ele também gosta de deixar as pessoas desconfortáveis, quase ninguém ri da piada, é como se ele em 1990, soubesse que nós viriamos ele no Youtube e ririamos a situação em si.
Muitas vezes a piada depende do convidado para ser engraçada, ele acaba fazendo uma armadilha para o convidado rir de algo que ele não devia, por ser considerado "errado".
Ele já foi conhecido por fazer piadas curtas antigamente, depois por contar umas mais longas com finais um tanto inesperados e também pelos seus podcasts com vídeo (antes de ser moda hahahah).
É meio que considerado um “comediante dos comediantes”, inclusive muitos citam ele como mais engraçado/melhor convidado em talk shows.
Também classificam as piadas dele como "meta-jokes" (embora ele não goste do termo):
"Meta-piada é um termo usado para descrever vários tipos diferentes de piadas. Essas piadas referem-se a si mesmas como piadas, fazem piadas sobre piadas ou usam algumas aberturas de piadas classicas. Esta última forma pode ser descrita de diferentes maneiras. Por exemplo, “Um cara entra em um bar” é um modelo, que então é usado para fazer uma variedade de piadas engraçadas diferentes ou talvez não tão engraçadas."
Ref.
What is a Meta-Joke? (with picture)Existem vários momentos lendários dele, então vou compartilhar só alguns:
O primeiro vídeo que eu vi:
Aqui é um youtuber falando sobre ele, explicando como ele é, intercalando isso com talvez a piada mais famosa que ele já contou.
Nos últimos dias de David Letterman como apresentador, Norm faz uma de suas melhores apresentações, todas encaixam direitinho. Vocês tem mais medo da Coréia do Norte ou da Alemanha? kkkkkkkkkkk
Um dos momentos mais lendários dos talk shows de todos os tempos. Até hoje as pessoas lembram dele.
Enfim, eu poderia escrever páginas sobre o assunto e não seria suficiente. Mas eu recomendo fortemente quem entende bastante inglês (não entender pode ser um empecilho para entender algumas piadas), dê uma olhada nos vídeos (para quem está aprendendo inclusive isso ajuda bastante para entender mais a língua).
Bom, para finalizar vou deixar aqui algumas frases e por último a sua nova piada mais engraçada na minha opinião.
Ever see this? It’s a homeless guy but he’s got a dog... The dog’s really thrilled with this idea. The dog’s going, "Hey pal, I can do this by myself pretty well. The longest walk in the world you got me on here."
He has the disease of alcoholism. And he came to me... and he told me, and I'm the kind of guy that likes to look at the bright side of things. So I told him, I said, 'Richie, it's true that you have a disease and everything, but I think you got the best one.'
'I want you to buy this pit bull. This will protect your valuables.' I don't own anything very valuable. If I buy the pit bull, that would be the most valuable thing I own. I'd have to buy something to protect it then.
Não achou graça? É porque não era ele contando. xD
Intitulado "Courageous Battle" (via I'm not Norm), a piada vem de seu especial de 2011 "Me Doing Standup" (via Spotify). O comediante fala que sente ser um absurdo alguém morrer de câncer ser definido hoje como alguém que “perde uma batalha” contra a doença. Para o comediante, não faz sentido, principalmente porque a pessoa que sofre da doença não “perde” tecnicamente, supondo que seja realmente uma batalha.
"Tenho quase certeza, não sou médico, mas ... quero dizer, se você morrer, o câncer também morre exatamente ao mesmo tempo", disse Macdonald. "Então, para mim, isso não é uma perda. Isso é um empate."
Como Macdonald manteve seu diagnóstico de câncer totalmente privado do público, é difícil dizer se o comediante apenas achou a história hilária ou se ele a estava usando como uma forma de lidar pessoalmente com seu diagnóstico – não temos certeza se ele realmente soube que ele tinha câncer antes de aparecer com essas falas. De qualquer forma, a piada nos atinge de uma forma muito diferente agora.
Ref.
Norm Macdonald's Cancer Joke Has Much More Meaning NowR.I.P Norm
Você não foi derrotado. Foi um empate.