2 Reflexão estóica comentada em 21/09/2021 21:23 #PAS Fred-[k1d0t4] em 21/09/21 17:27 comentada em 21/09/2021 21:23 Eu assino um feed de e-mails chamado "Daily Stoic" do Ryan Holiday (autor daquele livro "O Ego é o Inimigo") e hoje ele mandou um texto que eu achei sensacional e resolvi compartilhar com vocês (a tradução é minha mesmo. Achei melhor assim pra facilitar o entendimento):Como muitos de nós, você acorda a cada dia um pouco frustrado e consternado. Ou às vezes realmente frustrado e consternado. Alguém realmente tweetou isso? Por que essas pessoas não conseguem agir juntas? O que está acontecendo com este país? Por que meus filhos estão agindo assim? O que diabos há de errado com meu vizinho?As coisas podem ser confusas e pode haver consequências reais para o que está acontecendo no mundo agora, mas não deve surpreendê-lo que você esteja chateado. Sua atitude é amplamente responsável.Ou, segundo Marco Aurélio, totalmente responsável. “Você pega coisas que não controla e as define como 'boas' ou 'más'”, disse ele. "E então, é claro, quando as coisas 'ruins' acontecem, ou as 'boas' não acontecem, você culpa os deuses e sente ódio pelas pessoas responsáveis ??- ou por aqueles que você decide responsabilizar."Temos que lembrar: o que acontece é objetivo. A maior parte não tem nada a ver conosco. A maior parte não é culpa de ninguém e a maior parte não nos prejudica. Apenas dizemos a nós mesmos que sim. Insistimos em ter uma opinião. Insistimos em atribuir culpas.Não é de admirar que estejamos com raiva. Não admira que estejamos chateados. Nós nos inserimos nisso. Estamos projetando. Estamos exigindo que coisas que não controlamos sejam de uma certa maneira ... e ficamos surpresos quando não o são. Isso é loucura.Precisamos nos lembrar do que Marcus disse, que devemos limitar a atribuição de 'bom' e 'mau' - ou melhor, positivo e negativo - a "nossas próprias ações". Então não teremos razão para amaldiçoar nada ou ninguém ... exceto, é claro, nós mesmos.