peça ajuda aos moderadores
Recebo alguns pacientes que após realizar alguma prática desportiva, geralmente 24h ou 48h depois, me procuram com o objetivo de receber tratamento devido a alguma lesão. Geralmente esses pacientes se justificam dizendo que a dor não é de origem muscular (pode ser tendão, articulação, ''menisco'', ''ligamentos'',entre outros) e que não entendem a origem da dor já que não mudaram a prática do exercício ou implementaram um leve aumento na carga ou intensidade.
Então aqui vai uma notícia: A dor pode aparecer mesmo sem ter lesão de uma estrutura específica.
Ela pode acontecer sem motivos aparentes, sem mudanças bruscas de treinamento, do mesmo modo que nosso humor pode variar de um dia para o outro mesmo sem nenhuma causa aparente. Quero dizer que é mais complexo e talvez não tão importante/preocupante como pareça!
A dor no esporte pode variar, um dia está lá e no outro...sumiu. Caso a dor seja muito esporádica e não atrapalhe a função ou prática esportiva, dê uma chance ao seu limiar de dor e aproveite para aumentá-lo!
Caso essa dor apareça de forma um pouco mais regular, vindo a limitar a função ou prática esportiva, então é recomendável procurar um bom tratamento com foco em diminuir o déficit funcional e estratégias de educação em dor.
Sabendo disso, talvez seja por isso que aquele gelinho que alguns usam para conter a inflamação, aquele anti-inflamatóriozinho que tomam (muitas das vezes até sem prescrição médica), aquele choquinho da fisioterapia não funcionam, pois estão tentando desinflamar algo que nem inflamado está!
O corpo humano é filosófico, interpretar essa filosofia não é facil, mas é interessante!