Bom dia!
Se alguém pudesse me orientar, gostaria de entender melhor sobre o cálculo do FCO, CAPEX, etc. Verifiquei que os quadros da Bastter utilizam os dados anuais auditados da B3, se por exemplo, eu quisesse os valores de FCO, CAPEX, do ano de 2019, da WEG, o mais indicado seria eu buscar o período de 2019, na DFP de 2020 (DFs consolidadas), no site da B3. Correto?
Saberiam me dizer como eu faria, por exemplo, para obter as informações do FCO do ano de 2020, sendo que não tem ainda DFP do anual de 2021? Teria que buscar nos trimestrais? Seria o mais indicado? Com vista a evitar distorções.
Entendo que devem ocorrer ajustes que a empresa faz nos anos anteriores, por isso é interessante buscar essas informações no ano posterior. Saberiam me explicar como ocorre essa retificação e quais as regras (legais, contábeis)? Se puderem indicar algum material que explica sobre esses ajustes.
Como disse, é uma questão de caráter acadêmico.
Estou estudando um autor de finanças, que ele considera como proxy para geração de caixa operacional a fórmula FCO = [LAJIR × (1 – T )] + Depreciação ; sendo T = alíquota aplicável de imposto. Mas ao meu ver esta seria uma análise bem contábil, pois o LAJIR (ou, conhecido como EBIT) é obtido do DRE (regime de competência). Já esses índices de fluxo de caixa que vejo nos quadros aqui do site, tentam aproximar da geração de caixa de fato e são obtidos diretamente nas demonstrações do fluxo de caixa (regime de caixa). Acho mais interessante a análise de vocês (do site) para o tratamento do fluxo de caixa.
Mas estou em dúvida em como obter esses dados, quando eu quero a geração de caixa do ano atual e não consigo usar o consolidado anual do ano posterior. E entender o que seria mais indicado.