Bom dia a todos. Recebi hoje a aprovação de um projeto Anjos e gostaria de apresenta-lo a vocês.
Na academia onde eu treino tem esse guri de 14 anos que já treina desde os 4 ou 5 anos. O nome dele é Andrew, é sobrinho do Sensei da academia, que foi quem colocou ele nesse caminho do esporte desde cedo. De família humilde, estuda em escola pública e vem mantendo boas notas. Pedala todos os dias mais ou menos 4km da casa até a academia para poder treinar. A academia onde treinamos não é própria de JJ, mas sim de Muay Thai, tendo um horário disponível de JJ (noite), que é o que a gente treina.
Em conversa com o Sensei, a maior dificuldade para Andrew é conseguir apoio para participar de campeonatos. A importância de participar em campeonatos é aparecer para os outros, conseguindo assim um patrocínio profissional, alguém pra acreditar na carreira dele. Andrew já competiu no Judô, cerca de 4 anos atrás e conseguiu medalha de Prata na categoria que competiu. Ano passado, Andrew e o Sensei conseguiram adquirir uma sapatilha de Wrestling (cerca de R$500) e esse ano conseguiram comprar um Kimono para Andrew, que até então estava treinando sem.
Os sonhos desse guri são coisas que para muitos seriam coisas comuns: estudar em uma escola particular e conseguir competir nos esportes que treina. Hoje o Sensei praticamente é quem cria Andrew, não sei bem os detalhes, mas a mãe dele parece não estar muito preocupada com essas coisas para o filho (estudo, orientação, um futuro) e por isso o Sensei acaba sendo quem faz essa cobrança de estudar, se dedicar ao esporte, etc.
Como eu não tenho condições de ajudar sozinho, resolvi trazer para a comunidade a história desse menino que eu acredito que pode tomar um rumo muito bonito a partir do momento que ele perceber que existem mais pessoas que acreditam nele, que consigam dar a oportunidade para ele tentar, ainda mais nesse mundão atual, onde o caminho errado é o mais fácil - e atraente - para se seguir. Gostaria de dizer que qualquer ajuda é bem-vinda, todo valor arrecadado será utilizado para participar de competições e a prestação de contas será feita por mim, com auxílio do Sensei. Os gastos para participar das competições são muito variáveis e a depender da distância podem ser altos, por isso estamos focando em conseguir apoio só pra isso por enquanto. Se eu conseguir até o fim do ano, quero dar um Kimono de competição para ele de natal (esse seria presente meu).
Andrew foi convidado para duas competições agora em outubro, uma é o Campeonato Brasileiro Regional de Wrestling – Região III a acontecer em Goiânia-GO em 16 OUT 21, a 980km de distância e a outra competição é dos “jogos escolares” que irá acontecer em Campo Grande-MS (vou verificar a data e atualizo aqui). Ambas são portas para seletivas internacionais, a acontecer posteriormente e a depender da classificação de Andrew em ambas. Os valores que são mencionados lá no projeto Anjos são para essas competições mais distantes (por exemplo essa de Goiânia – cerca de R$1.200 reais), para participar de uma competição em Campo Grande, por exemplo, gastaria cerca de R$400,00 incluindo a inscrição.
Só para esclarecer também, Andrew treina e luta tanto Wrestling quanto Jiu-Jitsu e, sendo possível, também participará de eventos de Jiu-Jitsu que venham daqui para frente.
OBS: Não coloquei foto dele no Projeto Anjos, porque ele ainda nem sabe disso aqui, só quem está sabendo é o Sensei, gostaríamos de tentar fazer uma surpresa para ele, hehehe.