Estava eu lendo o livro que foi recomendado aqui na comunidade,
30 Lessons for Living, que traz "lições" de americanos que já são considerados idosos, sobre os mais diversos temas. Um dos capítulos é sobre a velhice.
Dentre as diversas coisas que foram abordadas neste capítulo, nada chamou mais a minha atenção do que o que eles comentaram sobre saúde.
Costumamos defender nossos hábitos não-saudáveis (prática infrequente de esportes, cigarro, álcool, remédios, comidas junk) com o argumento de que se eles vão nos tomar alguns anos de vida, isso é um preço justo a se pagar. No entanto, pouquíssimas pessoas terão a
sorte de chegar em um estágio avançado da vida e experimentarem uma "morte abrupta", sem grandes sofrimentos.
Muito pelo contrário. A grande maioria passará anos, décadas vivendo em estágios de saúde gradativamente piores. E chegar nestes estágios tendo que conviver por décadas com doenças crônicas que muito provavelmente foram causadas pela falta de hábitos saudáveis quando ainda havia tempo para mudar o jogo, é um sofrimento que eu tenho certeza que muitos dariam tudo para não ter que passar. Além do fato de que isso também afetará a
família e aqueles que estão ao redor.
É claro que não devemos levar tudo a ferro e a fogo, tanto porque não conseguimos prever como será nossa velhice, quais doenças nos acompanharão e etc.
Mas isso enfatiza ainda mais aquilo que sempre é comentado aqui, independente da área:
coloque as chances a seu favor.
Aproveito para deixar a recomendação deste livro, que vai muito de encontro com o que é discutido aqui na comunidade:
Cãotural > Livros > 30 Lessons for Living - Tried and true advice from the most wisest americans - Karl Pillemer