Data original: 10/10/2021
Olá a todos. Minha esposa, eu e nossas filhas em um apartamento próprio, mas planejamos mudar em breve para um condomínio com área de lazer. Tenho estudado todo o conteúdo sobre imóveis disponível na Bastter.com. Comecei pelo roteiro do iniciante, assisti a vídeos, ouvi podcasts, li os livros e estou pesquisando tópicos no fórum. Entretanto, ainda não cheguei a uma conclusão, acho que nossa situação está em uma zona nebulosa. Como aqui há pessoas com experiência em imóveis, gostaria de pedir ajuda para decidirmos com mais clareza o que faremos.
Moramos no Rio de Janeiro, em um bairro do subúrbio. Nosso apartamento fica relativamente bem localizado, próximo de metrô, mercados, farmácias, bancos, hospital etc. Em 10 anos morando aqui, nunca soube de um assalto na nossa rua. O único inconveniente é a falta de um elevador, sendo que o apartamento fica no 3º andar.
O problema é que os moradores do condomínio, que tem apenas 16 apartamentos, parecem não dar importância à manutenção do prédio. A fachada dos fundos está com pastilhas caindo há alguns anos, trazendo risco inclusive à vida das pessoas, mas apenas postergam a obra porque querem economizar. Nunca foi realizada autovistoria predial porque acham muito caro. Mas a parte mais preocupante é que um dos vizinhos deu marretadas nas quinas de algumas pilastras na garagem pra evitar que o carro dele arranhasse ao manobrar. Não sou engenheiro civil, não sei se isso gerou ou vai gerar problemas estruturais, e ninguém aqui vai pagar pra saber.
O condomínio está sem síndico há alguns meses porque ninguém quer ser síndico, o que é compreensível. Mas não quiseram oferecer um pró-labore para ver se algum morador aceitaria a função, e também se recusaram a pagar um síndico profissional. O condomínio está no limbo jurídico por opção dos moradores.
Por fim, eu gostaria ajuda para saber se o nosso imóvel perdeu valor.
Se vendermos nosso apartamento, compraremos outro para morar (sem fazer dívida). Se alugarmos nosso apartamento, alugaremos outro para morar. Se não fossem os problemas que relatei, não teria dúvidas em alugar nosso apartamento.
Peço desculpas pelo texto grande e agradeço por qualquer colaboração.