
Obs.: O
@ é por causa do projeto com alunos de graduação no Instagram.
Evidências recentes sugerem que, quando o indivíduo executa um número grande de séries para um grupo muscular, a divisão ao longo da semana tem efeito hipertrófico superior.
A hipótese e argumentação da discussão baseia-se na ideia de que existe um pico de síntese proteica pontual, e que a divisão tira vantagem da janela dessa síntese, que dura em torno de 48h.
Assim, a hipótese é que se você realiza 5 exercícios com 4 séries cada, totalizando 20 séries máximas em um dia, uma divisão de 10 séries máximas, 2x na semana, traria melhores resultados.
Embora ainda leviano afirmar, a partir de uma certa quantidade de séries, há um "desperdício" de desenvolvimento potencial, gastando energia sem retorno.
IMPORTANTE ressaltar que esses números são APENAS referências, e não devem ser generalizados. A prescrição precisa levar em conta outras variáveis individuais.
Forte abraço a todos!
Dankel SJ, Mattocks KT, Jessee MB, Buckner SL, Mouser JG, Counts BR, Laurentino GC, Loenneke JP. Frequency: The Overlooked Resistance Training Variable for Inducing Muscle Hypertrophy? Sports Med. 2017 May;47(5):799-805. doi: 10.1007/s40279-016-0640-8. PMID: 27752983.