Pessoal, boa noite.
Meu filho (11 meses) foi diagnosticado com catarata congênita no olho direto e terá que operá-lo. Dois oftalmologistas deram o mesmo diagnóstico, mas mesmo assim pretendo pegar uma terceira opinião. Pelo que já percebi ele não enxerga quase nada, para não dizer nada, com este olho.
Pelo que me falaram, após a cirurgia, se efetuado todos os procedimentos de forma correta (utilização de tampão por um longo período no olho bom para forçar o ruim a enxergar - anos para ser mais exato), ele pode recuperar mais ou menos 90% da visão. Porém, mesmo já tento feito várias perguntas, ainda me restam duas dúvidas principais. Vou perguntar sobre elas nas próximas consultas, mas se alguém já tiver passado por isso, ou se for da área, e já por puder me adiantar eu agradeço muito.
a) Ele já começará a enxergar logo após a cirurgia? Se não, quanto tempo mais ou menos até começar? Como terá que usar tampão no olho bom, será dureza demais se demorar muito a começar a enxergar com o ruim.
b) se a visão dele voltar só 90%, consigo os outros 10% com a utilização de óculos ou ele nunca chegará a ter 100%?
Desde já agradeço as respostas.