Primeiramente, gostaria de agradecer todos os ensinamentos que tive aqui. Gostaria de poder absorver mais, mas sempre temos que lutar com nossos monstros interiores que muitas das vezes são resistentes às mudanças. Mas talvez seja por isso que as pessoas mais idosas são as mais sábias, por terem vivido e isso não tem como "hackear"...
Dito isso, comecei a direcionar minha vida para mudar de emprego. Esse que me encontro agora vem me fazendo um mal absurdo e parece que é dar murro em ponta de faca (funcionarismo público). Algumas coisas simplesmente são feitas para não dar certo, simples. Então, temos três opções: lutar para mudar isso (o que envolve um alto gasto de energia e tempo, deixando outras coisas mais importantes de lado - pra mim já deixou de ser uma opção), fazermos o nosso bem feito e vida que segue (difere do anterior pq só executar o seu quadradinho não muda necessariamente as coisas) ou sair. Decidi pela última opção. E é graças ao ensinamento de poupar que aprendi desde cedo com meus pais e que foi reforçado aqui, que hoje tenho pela tranquilidade de poder fazer isso!
Nesse sentido, direcionando minha carreira para outro lado (que terá pontos positivo e negativos, é claro), receberei um pouco (menos monetariamente falando), mas terei, no mínimo, 6x mais tempo pra mim mesmo e pra algo que valorizo demais e nunca consegui conciliar com meu trabalho: família. A possibilidade de ganhar mais vem com o tempo.
Dessa forma, obrigado por todos os exemplos aqui (bons e ruins). Sem isso, eu NUNCA teria dado esse passo adiante e seria o cara que esperaria a aposentadoria do SP chegar.
Abraços a todos!