Como alguns aqui já sabem, eu salvei o top 10 da Bastter, na primeira versão do ranking, em 2015.
No final de setembro tal "carteira" completou 5 anos. Pra que isso? Olhar no futuro. Utilidade? Sei lá, curiosidade. Prova algo = não. 5 anos = nada. Mas o resultado foi bom.
O resultado foi cerca de 20% de retorno ao ano composto, do dia da foto até hoje (ou sexta, na verdade). Bateu IBOV com folga e deu mais de 300% do CDI do período.
Seguem resultados:

Principais observações, o principal aprendizado está em negrito:
- Todas empresas com retorno positivo;
- A carteira é proporcional à nota do rating do dia que foi salvo, eram notas em 4 critérios de 0 a 5 estrelas cada, ou seja, notas de 0 a 20 pontos, o top 10 todo tinha notas 18+;
- Carteira deu ~20% ao ano em retorno composto, batendo o IBOV no período (16% ao ano) de maneira significativa;
- Cetip saiu da bolsa comprada pela Bovespa, fiz duas versões do cálculo: sem CETIP (considera 9 empresas) ou usando B3 para aproximar o carrego da CETIP + manter B3 no lugar após a fusão (seguindo a recomendação do Siegel de manter tudo que receber resultante de M&A, spin-offs e etc). O ideal seria calcular o deal na ponta do lápis, mas o yahoo não tem o histórico de CTIP3 e eu não assino nenhum sistema de dados que tenha. Para fins de cálculo, aproximar por B3 é suficiente.
- WEG é monstra;
- AmBev foi o patinho feio;
- BB Seguridade não foi tão bem, na verdade é curioso estar no rating dado que era IPO recente, não atendia os critérios de 5 anos de bolsa;
- Tractebel mudou de nome;
- As empresas que melhor performaram eram "caras" em 2015, toda hora em fóruns tinha pessoas questionando os múltiplos de WEG, Raia, TOTVS, CETIP, quem era zé continha do valuation de padaria não comprou nenhuma;- 10 empresas é muito pouco, se fosse hoje teria salvado top 20 ou 30;
- Não é uma recomendação de compra e nem uma carteira recomendada, é só uma lista de empresas que usuários de um fórum da internet votaram como boas, e os resultados desde aquele dia até hoje. Minha sugestão é que façam os próprios estudos e não sigam carteiras;
- 50% do top 10 de 2015 permanece no top 10 atual, quem mais perdeu posições foi BB Seguridade (atual 41° do rating);
- Chatões do CAPM vão falar que foi por beta - tanto faz pra quem vai carregar no LP;
Segue o link da planilha:
Bastter 10 Index - Google Sheets