Prezados!
O dinheiro é para paz da família (eu e minha esposa). Esta semana estava pensando, imagina se eu tenho alguma coisa ou sofro um acidente (Deus me livre) e minha esposa precisa sacar o dinheiro. Enfim, em qualquer emergência, sendo que a conta nas duas corretoras são em meu nome e as contas correntes assONciadas também. Poderia minha esposa sacar o dinheiro? É só ela ter as senhas?
A reserva de emergência por sua vez é na conta poupança dela (rs rs rs), que eu não acesso. Já usei cartão dela e ela o meu esporadicamente, mas não sabemos de cor senhas e afins um do outro. As contas chegam um paga outro paga e vida que segue.
Também não temos conta conjunta, falamos em fazer conta conjunta ano passado (somos casados já tem três anos) mas fomos enrolando devido a pandemia e a preguiça de ir ao banco. Deus me livre, fila, venda casada, etc. Da preguiça também de pensar que talvez teremos que fazer declaração de IR juntos, pois ela é meio desorganizada e não gosta muito de tomar conta do financeiro, entraga IR sempre aos 49 do segundo tempo. Na organização do nosso pé de meia ela simplesmente me passa a grana que sobra do salário dela pra podermos fazer nossas economias, até porque quando possível queremos ter nosso cantinho próprio.
Agora uma confissão (e se liguem incitantes a galera aqui profetiza e shit happens). Uma das contas é na corretora do banquinho laranja (Admito, eu era a sardinha que queria economizar na taxa de TED). Vai vendo a merda, ano passado clonaram meu cartão de debito do banquinho (que eu nunca usei) e só descobri depois que o banco vendeu 1,5k de ação pra cobrir o rombo (nem sabia que podiam vender seus ativos pra cobrir sua conta). Recebi a grana de volta, mas foi um perrengue de três meses e poderia não ter recebido. De qualquer forma, minha preguiça de burocracia é grande e devo confessar que até hoje não tirei a custodia de lá. Só bloqueei tudo que podia na conta reduzi saque e transferências para centavos por dia etc. ( Espero que isto dê mais segurança). Resumindo a questão do banquinho, caros iniciantes, acreditem no que o pessoal mais experiente aqui fala, os 13 centavos uma hora podem sair caro e levam sua PAS embora, o problema é que ninguém relata os tombos, eu mesmo estou falando isto aqui quase um ano depois.
Inclusive Seria legal ter um FAQ ou algum vídeo resumo de como podemos fazer estas transações online de banco, corretora e cartão de forma mais segura (Poderia inclusive, ser tema aqui na área PAS). Eu acredito que não me preocupo demais com a segurança nestes meios eletrônicos porque devo ser muito burro (Ignorante) nestas coisas de tecnologia e segurança.