Muito se discute se vale a pena ou não fazer uma faculdade, mestrado ou cursos de pós-graduação, e essa discussão geralmente é em torno do quanto o diploma será efetivo em alavancar a carreira profissional. É bastante comum em muitas dessas discussões se apresentarem os famosos exemplos de exceção, principalmente na minha área (T.I.). Me parece que nessas discussões o foco está muito mais no objetivo final do que na jornada em si, que em muitos casos é onde se colhe os maiores benefícios. Explico:
Nesse semestre comecei a fazer mestrado e não porque acredito que o título em si de mestre me trará alguma vantagem por si só, mas porque vejo muitos benefícios durante a jornada, tais como:
Melhora do Inglês: Passei a ter que ler muito artigo que na sua maioria está em inglês e isso fez com que eu tivesse que me esforçar mais para aumentar meu nível de proficiência na língua inglesa, junto com as palestras e seminários que tenho que assistir sobre assuntos da área;
Aumento de Network: Naturalmente durante o curso tenho conhecido diversas pessoas que trabalham em locais diferentes e com experiência diferentes, o que abre nossa mente ao nos relacionarmos com pessoas de ambientes diferentes ;
Hábito de escrita: O processo de resumir uma ideia e/ pensamento para colocar no “papel” não é algo trivial, e sua melhora só acontece na medida em que praticamos;
Para concluir, acredito que em outras áreas os benefícios sejam diferentes, mas de forma geral acredito que devemos considerar mais os benefícios da jornada do que o título ou diploma, para que não coloquemos a felicidade apenas num ponto futuro e não no presente.