Semana passada no consultório recebi alguns pacientes que apresentavam dor em algumas regiões do corpo e estavam muitíssimos preocupados com a postura adotada no dia-a-dia. Além disso culpabilizavam a teórica má postura, acreditando que suas dores eram originadas de um posicionamento inadequado ao dormir, ao realizar um exercício de "forma errada", ao ficar muito tempo com o celular ou digitando.
Então venho aqui falar sobre isso e tentar esclarecer essas dúvidas que frequentemente nos confundem, afinal, fomos ensinados desde pequenos que precisamos nos "ajeitar". Então vamos lá.
Existe postura certa e errada?
Não existe postura certa ou errada. Existe postura que não te gera dor e postura que te gera dor. Isso tem relação com seu histórico físico, posturas adotadas na infância, exercícios que pratica, grau de flexibilidade, condicionamento físico, entre outros. Sendo nenhum deles fatores isolados.
Temos que ter em mente um conceito muito importante que é Capacidade e Demanda. Ficar olhando muito tempo para o celular com o pescoço em flexão o tempo todo para alguns pode gerar dor, para outros não.
Então por que em mim certas posturas "erradas" doem?
Pelo simples fato de seu corpo não estar preparado para aquela atividade específica! Tem gente que deita no sofá todo "torto" e se sente confortável assim. Tem gente que senta em uma cadeira com a postura "correta" e sente dor.
O que quero mostrar é que certo e errado depende de cada um e não há por quê pensar em postura sendo causa primária de lesão.
Só pode ser considerado "má postura" quando o indivíduo sente algum desconforto quando adota a posição por um determinado tempo e, mesmo assim, o problema não é a postura e sim a incapacidade de seu corpo de permanecer apto para aquela posição.
Sei que não é um tema fácil de assimilar pois vai de encontro com o que aprendemos desde criança e escutamos isso com frequência em algumas academias, alguns consultórios médicos e também por alguns fisioterapeutas.
Para encerrar, minha sugestão é: Foque mais em capacitar seu corpo para desenvolver funções diferentes e suportar diversos estímulos e pense menos em postura! Ela não tão importante como parece!