Não sei se esse é o termo correto: dualismo
Uma coisa extremamente prejudicial é achar que o mundo vive sob o dualismo:
Dualismo é um sistema religioso ou filosófico que admite a coexistência de dois princípios eternos, necessários e opostos.Ou seja, se eu afirmo que uma coisa é boa, naturalmente o que não pertece à essa classificação é ruim. Só há o bom e o mal, o que presta e o que não presta, e mais nada entre um e outro.
O problema é que esse tipo de atitude nos deixa cego para outras realidades
Exemplos de dualismo:
- Só Iphone presta
- Linux é o melhor sistema operacional
- Criptomoedas são todas lixos e pirâmide
- Bitcoin é a melhor moeda
- Tal empresa é a melhor da bolsa
- NÃO PODE VENDER nunca
- Alugar é jogar dinheiro fora
Quando a realidade não é dualista. Existe um espectro enorme de realidades e situações, e principalmente cada pessoa tem sua própria realidade:
- Só Iphone presta
para meu uso. Para outras pessoas, diferentes celulares e sistemas fazem mais sentido. - Linux é o melhor sistema operacional
para meu uso.
Para outras pessoas esse sistema é o windows, macOS ou outro, por diversos motivos, e todos são válidos.- Criptomoedas são todas lixos e pirâmide
de acordo com meu entendimento. Para outras pessoas que trabalham com essa tecnologia, desenvolvem soluções, e para quem compra desde que entenda que cripto não é um investimento cujo valor seja atualmente quantificável, a realidade é outra.- Bitcoin é a melhor moeda
para meu uso e entendimento. Para outros, pode ser ETH pois o joguinho roda nessa rede, pode ser outra plataforma para envio de dinheiro, pode ser outro projeto sem blockchain pública, outro projeto que não gasta tanta energia, etc.- Tal empresa é a melhor da bolsa
na minha opinião com o que observei agora. Como não sabemos o futuro e como não existe essa coisa do melhor investimento, não tem como saber.- NÃO PODE VENDER NUNCA
no sentido de girar patrimônio. Vender para comprar uma casa, vender um pouco depois de anos juntando para viajar, comprar um bem que gosto, ou mesmo por emergência familiar são situações em que não só é válido vender como pode ser a salvação para problemas.
- Alugar é jogar dinheiro fora
provavelmente porque eu não entendo quanto pago para financiar, ou não entendo que todo mundo paga aluguel e quem tem casa própria paga aluguel que deixa de receber se a casa estivesse alugada. Ou, não entendo que as pessoas podem ter momentos de vida passageiros onde não faria sentido imobilizar uma quantidade enorme de dinheiro e se mudar em alguns anos.Enfim são só exemplos de situações que não são nada dualistas, não existe certo ou errado, cada um tem sua realidade e momentos de vida. Se existisse alguma certeza sobre tudo principalmente no que tange questões econômicas, não existiria mercado, não existiria diversificação, não existiria renda variável, etc