No mundo virtualizado em que vivemos hoje, estamos mais expostos a sofrer golpes.
Há 21 dias eu tive o número do meu celular roubado. Simplesmente entraram no meu cadastro da operadora, trocaram meus dados e transferiram o meu número para outro chip. O único aplicativo que não tinha a verificação em 2 etapas ativa era no Instagram. Conseguiram acessar as minhas 2 contas(pessoal e profissional) pelo "login fácil" que o instagram permite e começaram a postar venda de smartphone para aplicar golpes por deposito em PIX.
Fiz o B.O e abri o protocolo pela operadora para recuperar o número ou ao menos derruba-lo.
Por erro do funcionário qual abriu o protocolo errado, o golpista esperou os 7 dias que o whatsapp da de prazo para derrubar a verificação de 2 etapas por SMS e conseguiu acessar.
Eu sempre usei 1 número tanto para o pessoal quanto para o profissional. Sou profissional liberal(fisioterapeuta) e dependo 95% do whatsapp que é por onde os clientes entram em contato.
Após outro protocolo aberto(esse feito de forma correta) e 1 reclamação na Anatel, 15 dias após o ocorrido e muita dor de cabeça consegui recuperar o meu número.
Agora estou em contato com todos os clientes que podem ter caído no golpe. Já que pacientes entraram em contato e o golpista agendava pedindo depósito antecipado das consultas.
O que me deixa frustrado nesse caso é que a culpa dessa falha de segurança foi de terceiros(a operado que falhou na segurança ou dos próprios funcionários ou por hack).
Aprendi com isso a separar totalmente o meu pessoal do profissional, a sempre ativar a verificação em 2 etapas de todos os aplicativos e que podemos nos ferrar financeiramente por rede sONcial e app de msgs já que basta uma venda de algo inexistente como uma foto de smartphone ou um pagamento antecipado de agendamento.