Salve Camaradas!
Que a Força esteja com vocês!!

Esta semana, estava caminhando e ouvindo o Bode 155 com @Huoya, @Bastter e o @Paulo, e me chamou muito a atenção quando o Bastter deu o exemplo do cidadão que estava preocupado em como se proteger de não perder suas ações caso se separasse no futuro. Já vimos outros tópicos aqui com este mesmo teor e sempre são tópicos acalorados.
Depois que terminei de ouvir, me lembrei dos tópicos onde se discute muito aposentadoria, que na minha opinião representa a mesma origem do que leva o cidadão a ficar se preocupando mais com o que pode ou não acontecer no futuro que com viver o presente. Com isso resgatei o tópico (um dos mais espetaculares que já via aqui) que serve como um tapa na cara para acordarmos destas situações.
Texto espetacular do O.Escolhido sobre aposentadoria - #PAS - Bastter.comNão é o post original do @O.Escolhido, mas esta resposta no tópico foi tão assertiva que o Baster resolveu dar o mercido destaque tornando-a um Post exclusivo (acho que está no FAQ também).
Modéstia à parte, deixo aqui uma resposta minha também num tópico sobre aposentadoria.
Saindo de Previdência Privada: Mais um depoimento - #PAS - Bastter.comBom, ainda no mesmo dia, acabei ouvindo aquela música do Geraldo Vandré, "Pra não dizer que não falei das flores", e eu nunca havia prestado a atenção na seguinte estrofe:
"
Há soldados armados, amados ou nãoQuase todos perdidos de armas na mãoNos quartéis lhes ensinam uma antiga liçãoDe morrer pela pátria e viver sem razão"
Camaradas, sabe quando a frase bate, conecta tudo que estava meio disperso e a mágica do entendimento acontece? Pois é, essa última frase "Morrer pela pátria e viver sem razão" para mim sintetiza tudo que foi dito nestas dezenas de tópicos, bodes e discussões sobre futuro que só nos trazem ansiedade e nos tiram foco do presente. Claro, devemos dedicar um tempo ao planejamento do fututo, assim como ao estudo do passado, mas não achar que iremos mudar o passado ou ter controle sobre o futuro.
Acredito que temos que ter consciência disto e saber se não estamos nos enveredando para este lado de esquecer do presente para preparar um futuro na ilusão de que teremos controle sobre todos os fatores. Esta frase me marcou e pretendo usa-la quando perceber que estou começando a ficar ansioso com o futuro. Vou me lembrar dela para me fazer voltar à razão e combater essas situações que as vezes nos pega.
Queria dividir com vocês essa situação que me ocorreu.
Abraço a todos.