Inspirado em uma postagem do Wendell de Carvalho, trouxe esse conteúdo aqui (depois de muito tempo sem postar), porque acho que a dita escassez se assemelha bastante ao "mindset da miséria".
Ao meu ver, quando focamos na falta, nos fechamos para os ganhos (o que é diferente de estar preparado para cenários ruins e considerar o risco nas nossas decisões).
Escassez é o oposto de abundância.
Os sinais que você é escasso:
1 - Acredita frequentemente que será traído ou roubado: Vive desconfiado e não consegue confiar nas pessoas e nos processos. Por conta disso, acumula muito estresse e ansiedade. Dificilmente cria vínculos e relações profundas.
Lição: Controlar os processos. Amar, servir, criar relações profundas e verdadeiras com as pessoas.
2 - Escolhe comer muito:Escolhe frequentar rodízios, e é do tipo que quer "dar prejuízo". Quer sair no lucro, comendo muito. Por isso, passa uma mensagem para si mesmo de que, quando vê comida, precisa aproveitar e comer o máximo que pode.
Lição: Comer apenas o necessário.
3 - Não aproveita o dinheiro:Vive dizendo de que não precisa mais do que tem. Escolhe viver com pouco com medo de, por possuir um melhor padrão de vida, ter de arcar com as responsabilidades inerentes a ele. Até produz riqueza, mas não aproveita. Vive com medo de voltar financeiramente para onde estava antes.
Lição: Equilíbrio entre poupança e gastos.
4 - Não busca crescimento:Disfarça a acomodação e a preguiça em: " já está bom onde estou". Tem medo de planejar o longo prazo, medo de mudanças, medo de crescer. Evita mudanças, tem inveja de quem cresceu e afirma para si e para os demais que "prefere uma vida humilde".
Lição: Imaginar-se para si uma vida próspera e abundante e criar ferramentas e planejamentos para atingir os sonhos e objetivos audaciosos.
5 - Não quer relacionamento, casamento e nem filhos:Vive com medo de perder o controle da sua vida pequena e egoísta. Foge de compromissos familiares. Acredita que casamento ou filhos piorariam sua qualidade de vida. Vive sozinho e no EGO.
Lição: A maior nobreza da vida é criar e servir a sua família.
Enfim, esse conteúdo me chamou atenção porque vi em mim muitos dos pontos listados.
Não há regra e já foram extensamente discutidos aqui no site a questão de filhos, relacionamento, humildade, e, principalmente, a atenção que devemos ter aos riscos em nossa vida.
O intuito desse tópico não é suplantar as discussões anteriores, mas tentar provocar, como eu me senti provocado ao ler, e promover a reflexão se estamos nos atendo a mentalidades de perda e proteção excessiva, ou a mentalidades de abundância, generosidade, criação e doação.
No final das contas, ao meu ver, o principal fim da riqueza e das conquistas pessoais é possibilitar servir aos demais (principalmente aos seus).
"O maior bem que uma pessoa pode fazer aos demais é crescer como ser humano" (Platão).