Dois meses depois de comprar minhas primeiras ações fui procurar como calcular da forma mais correta a rentabilidade dos meus modestos investimentos.
É claro que não faz sentido saber quanto está rendendo se não comparar com índices, então coloquei mais 3 colunas pra comparar com IBOV, IFIX e o CDI. Tudo começando do 100, começou a corrida.
No começo fazia a anotação de quanto rendeu todo início de mês mas tive a ideia de fazer isso diariamente. Bolei então um script para todo dia registrar em uma página específica da planilha a cota da minha carteira, IBOV, IFIX e o CDI.
O que começou simples, em seu fim era uma planilha com 12 folhas e cheia de detalhes que deviam ser precisamente alterados. O gráfico plotado a partir desses dados era uma coisa
linda, mas não era isso que agradava meus olhos.
Não me ligava em olhar cotação das empresas, mas entrava quase todo dia na planilha para ver uma célula específica ao lado de outra de nome "cota%". O que essa célula mostrava? O quanto a cota da minha carteira variou comparado ao ultimo dia. É claro que fiz o mesmo para IBOV, IFIX e o CDI. Quem tivesse variando pra cima ficava verde, quem tivesse pra baixo vermelho e o 0 em branco, tudo em escala de cores, puro entretenimento.
Pq eu fazia isso sendo que subindo ou descendo eu não vou fazer nada? Só vou comprar alguma coisa (desrespeitando o bastter system) quando pingar meu cascalho no início do mês.
Já tinha visto por aqui críticas a fazer isso sendo que temos o batter system mas não dava muita bola. Nunca tinha parado para pensar na loucura que é isso até que hoje abri meu histórico e vi que tinha entrado algumas vezes. Aí eu filtrei pelo nome da planilha e vi isso:

Desde 1 de outubro que pelo visto foi quando limpei o histórico pela última vez são 51 acessos. Hoje entrei 9 vezes, por conta do aporte, meu último aporte tinha ocorrido no dia 03/09, ou seja, todas outras 42 vezes entrei para olhar a variação da cota.
Hoje entrei nela 9 vezes para fazer um aporte. Tem que colocar o valor aportado, registrar de forma correta o aporte para não atrapalhar o calculo da cota, inserir as novas quantidades dos ativos que comprei e atualizar o preço médio.
Pq não coloquei só no BS e boa?
Quanto tempo perdi nisso só hoje??
Quanto tempo perdi desde que criei essa planilha???
Engraçado que eu uso no browser um aplicativo de produtividade para limitar em 10 minutos o tempo que uso em alguns sites durante as horas que quero ser produtivo.
Hoje decidi dar um basta nessa loucura e deletei a planilha.
Já me sinto mais leve.
#PAS