Bom, esse é mais um desabafo do que outra coisa, mas eu precisava falar sobre isso porque gostaria de aprender mais.
Já li os FAQs todos, já li os livros que vocês indicam (inclusive recentemente terminei o Jeito Peter Linch de investir) e também to sempre vendo os videos de lives do canal. Quando é aquelas lives simples (tipo a do Thiago e a do Bastter) eu consigo entender tudo e desde que entrei aqui e (até um pouco antes) eu tento seguir a filosofia do site.
Eu comecei a investir no começo desse ano e sempre usei métodos bem simples para escolher uma ação (ON, Lucro, endividamento, competitividade no mercado e o ROE), quando vi o lance dos cachorrinhos até achei bem legal porque ia de encontro aquilo que eu já fazia. Nunca considerei vender e só olho os meus investimentos 1x ao mês (quando tenho que aportar e ai inevitavelmente eu acabo vendo).
Contudo, enquanto eu via os videos do Miller ou até mesmo lia os relatórios do Eduardo e do Senesino eu me deparei com a realidade que eu não entendia nada do que eles estavam dizendo. Fui tentar baixar um relatório para ler e para mim foi grego. Piorou quando li no próprio livro do Linch que você precisava saber as razões pelas quais estava entrando naquela ação. Senti como se meus critérios fossem lixo.
Eu não quero ser detalino (até porque acho um saco todas aquelas informações), mas eu também não quero ser a pessoa que não sabe ler nem mesmo um simples relatório. Vejam, eu sempre tive muita dificuldade com números e matemática no geral e sempre me senti muito burra com isso (motivo pelo qual eu demorei a pensar em investir sozinha e fiquei por anos pedindo ajuda do meu gerente de banco, que obviamente vocês sabem o final que levou). Só recentemente eu senti confiança para fazer as coisas sem ajuda. A vida toda eu escutei que "ações eram muito complicadas" e que eu não deveria me envolver. O problema é que não gosto dessa mentalidade. Eu gosto de entender pelo menos um básico de tudo e para mim, entender algo que já até ouvi piadas como "você é pessima em matematica e tá querendo investir?" é reconfortante. Porque eu mesmo me sinto mal por ser tão burra.
Sim, eu sei, eu não deveria ter baixo auto-estima. E por isso, gostaria de aprender também porque estudar me da confiança em mim mesma.
A partir desse pequeno (grande) desabafo, eu gostaria de perguntar o que eu deveria fazer para entender coisas mais complexas ou até ver uma live do Miller com uma empresa sem ficar me sentindo uma idiota completa.