Olá pessoal! Primeira postagem aqui - e nem planejava postar sobre nenhum assunto até ontem.
Vou tentar ser o mais breve possível.
Ainda que não veja muitas meninas/mulheres por aqui, que pode ser puramente por falta de assiduidade minha, acredito que levantar um tema possa vir a ser útil na vida de alguma delas. Sendo assim, venho expor uma decisão recente que foi de congelar meus óvulos.
Apesar de já ter um conhecimento superficial sobre o tema há alguns anos, fui adiando essa decisão. Esse ano decidi realizar o procedimento por conta da "idade limite" estar se aproximando. E agora, depois de realizar todo o procedimento - exames, injeções de hormônio, retirada dos óvulos - sinto que foi uma das melhores coisas que já fiz na vida (digo pelo ato em si, mas o processo não é tão fácil não). Apesar de não ser aagarantida a maternidade no futuro, que irá depender também de outros fatores, aumenta a probabilidade e ter essa chance de adiar a decisão de ser mãe é também ter paz!
Só para contextualizar, hoje trabalho embarcada e decidir ser mãe é também decidir mudar de profissão, não obrigatoriamente, mas não consigo me ver educando uma criança afastada tanto tempo dela. Não me sinto preparada para tomar essa decisão agora.
Estou compartilhando isto aqui também porque congelamento de óvulos não é algo barato. Exige um planejamento financeiro, pois o custo do procedimento (remédios, retirada, manutenção) pode variar entre 20 a 30 mil reais. Não era algo que havia planejado muito previamente, mas tive oportunidade de realizar justamente porque tinha minhas reservas financeiras, então o custo não foi algo preocupante. Mas penso em outras mulheres que desejariam ter essa chance de "driblar o tempo" porque não tem certeza sobre a maternidade ou sentem que o momento não é ideal ou como forma de prevenção (por ter histórico de câncer na família) ou até mesmo porque planejam ter filhos numa idade mais avançada, não vão poder realizar o procedimento por falta de recursos financeiros.
Por fim e para resumir, o propósito dessa exposição aqui é: divulgar o procedimento que ainda não é tão conhecido e alertar para a importância de se ter um planejamento financeiro/reservas para que te possibilite a realização desse.
Espero que consiga ajudar alguém.