Meu foco é no trabalho, sempre foi. Quase nunca posto aqui e o que eu faço é simples, aportar seguindo o BS e ver os balanços de vez em quando. Quando ouço/vejo notícias ruins a primeira coisa sinto é medo, o medo é natural do ser humano, e serve como alerta, o medo é importante. O medo me faz querer vender tudo, mas uma coisa que eu faço é parar e ler o que tá escrito aqui no site, daí me acalmo e continuo seguindo o plano.
O que me faz refletir principalmente que a guerra é contra nós mesmos, se não soubermos vencer o pânico não conseguiremos vencer nos investimentos, acredito que também na vida, ou tem alguém aqui que acha que a vida é uma linha reta? Na vida profissional temos medo e queremos desistir de tudo, mas quando paramos e agimos com racionalidade talvez o cenário não seja tão ruim assim.
Renda variável é um ensinamento também para vida, sempre vamos sentir medo, mas você tem um plano? O plano é fundamentado? Então segue o plano e corrija a rota se necessário, mas não se iluda, não caia em falsas promessas, esqueça as dicas, esqueça as notícias. É o que tenho feito.