Obrigado por mais um ano de convivência aqui no site, pessoal. Desejo muita tranquilidade, muito aprendizado e muitas experiências felizes a todos vocês.
Um parabéns e um agradecimento especial pela participação do Paulo. Faz uns anos o site vinha realizando uma mudança gradual de objetivo e foco. Foi deixando de ser apenas um site de investimentos e passou a englobar assuntos como empreendedorismo, saúde e tranquilidade de vida. E eu vinha percebendo que havia uma interseção, uma sinergia, muito grande desses temas com a saúde mental. É por isso que fiquei muito feliz com a introdução de um psicólogo na moderação do site agora no ano de 2021. E ele tem feito um trabalho excepcional, que em muito agrega a mim e, acredito, a toda a comunidade. Foi um complemento ótimo a uma equipe que já era excepcional.
Neste ano de 2021 não participei tanto aqui no site quanto em anos anteriores. A vida foi me levando para outros caminhos, comecei a sentir que já não tinha mais tanto a contribuir. Mas, lendo aqui alguns tópicos desses últimos dias, lembrei uma mensagem, de um tópico que escrevi ano passado, que queria resgatar e desenvolver há algum tempo. Sobre a importância do autoconhecimento e o papel do site na educação financeira. Vou aproveitar o ensejo.
-----------------------------------------------
Imagino que a maioria daqui concorda que a bastter.com é uma comunidade. Muitas pessoas participam daqui, cada uma com sua realidade de vida, seus sonhos, objetivos, necessidades.
Além disso, também muitos devem concordar que o site é voltado, dentre outros temas, para a educação financeira. E educar muitas vezes exige trazer conceitos gerais em uma abordagem simplificada, didática.
Existe aí uma possível contradição, de um lado necessidades individuais, de outro conceitos gerais. Penso que não há como eliminar essa contradição totalmente, pela natureza de um site voltado para o público geral.
Concluo, daí, que é papel de cada um de nós compatibilizar essas duas realidades e extrair do geral aquilo que nos interessa, no particular. Isso vale, imagino, para qualquer contexto educacional. A autonomia, a criatividade, do aluno é sempre muito importante na transposição dos conceitos abstratos para os desafios concretos que a vida nos apresenta.
A questão é que temos essa tendência de tratar os conceitos gerais, e as regras de ação deles resultantes, como verdades universais. Ou seja, se algo é verdade, só pode ser verdade sempre.
Mas a realidade prática é que conhecemos poucas verdades universais. No fim das contas, mesmo conceitos básicos e centrais daqui do site são apenas generalizações pensadas para um público alvo médio, de acordo com os valores que a comunidade e a moderação consideram importantes.
Talvez esses conceitos não sirvam perfeitamente para mim ou para você e talvez até sirvam, mas em uma situação ou outra precisem ser adaptados. Cabe a cada um de nós fazer essa ponderação. Imagino que é isso que o Bastter quer dizer com "bom senso" nos tópicos dele.
E, de outro lado, mesmo que o conceito apresentado não nos sirva perfeitamente, isso não quer dizer necessariamente que ele esteja geralmente errado, ou que não sirva para outras pessoas. Então, se a finalidade do site é educar para o público geral, talvez mesmo esse conceito imperfeito mereça estar aqui, né?
Sem falar que às vezes o conceito não nos serve hoje porque nossos valores e objetivos não estão alinhados com os do site. Mas, como todos estamos mudando o tempo todo, talvez amanhã sejamos diferentes e possamos apreciar esse conceito sob uma perspectiva mais favorável. Ou talvez o conceito mude para mais próximo do que pensamos.
Então minha mensagem é também um conselho. Tentem se conhecer e tentem entender o contexto e finalidade dos conceitos aqui do site. Pra que esse ou aquele conceito existe? Quando ele é útil? Como ele pode ser aplicado na minha realidade prática? A vida inteira, cada acontecimento, pode ser encarada como uma chance de reflexão e de aprendizagem. Podemos avaliar como nos sentimos, como reagimos, como pensamos, ao que sucede, ao que experimentamos.
É preciso, ainda, que tenhamos uma certa dose de humildade em considerar nossos sentimentos, ações e pensamentos sem preconceitos e sem arrowgansa. Aprender, crescer, exige mudar e mudar exige admitir a possibilidade de também estarmos errados. Então, se talvez o conceito precise ser adaptado, talvez também sejamos nós que precisemos nos adaptar.
O tópico do ano passado que mencionei foi este aqui. Escrevi, se bem me lembro, depois de uma grande queda da bolsa no início da pandemia:
Dia de aprendizado - #PAS - Bastter.com-----------------------------------------------
Bem, era isso. Talvez ainda seja cedo para mensagens de fim de ano, mas meus afazeres têm me deixado com menos tempo de participar daqui do site e queria ter certeza de expressar minha gratidão.
Mais uma vez, obrigado. Feliz Natal e Ano Novo a toda a comunidade!
Abração!