--- História curta ---
Preciso de um servidor "relay" de emails que consiga alta entregabilidade e seja preferencialmente gratuito para o envio de até 200 emails por dia. São emails administrativos sem qualquer conteúdo de marketing.
A Amazon SES infelizmente me negou o acesso ao ambiente de produção. Então só consigo ficar no sandbox, infelizmente há muita restrição nesse modo principalmente por ter que verificar inclusive os emails dos destinatários, o que dificulta muito o seu uso.
Eu poderia tentar aplicar por um endereço IP dedicado, mas tem alto custo e nem sei se eu poderia ter acesso, já que é para baixo volume de envios e sequer consegui acesso ao modo de produção. Eles não recomendam email dedicado para baixos volumes.
--- História longa ---
Durante vários anos utilizamos os serviços do Rackspace para o envio e recebimento de emails. Tivemos alguns problemas como:
- baixo limite de armazenamento (25GB por conta de email)
- problemas de entrega. Como utilizam IPs compartilhados, eventualmente tínhamos problemas de entrega de emails.
Diante disso resolvi rodar eu mesmo meu próprio servidor de emails, o que me possibilitaria me livrar de limites, usar quantos domínios eu quisesse. E assim foi feito. Contratei um IP fixo da Vivo, solicitei o ajuste do registro PTR. Nosso servidor usa postfix como MTA.
O sistema funciona muito bem, exceto por um detalhe. Infelizmente uma lista de bloqueios chamada de UCEPROTECT level 3 eventualmente lista a nossa faixa de IPs da Vivo. E essa lista, como sabemos, não depende da gente e sim da reputação do provedor. A partir desse momento nosso emails começam a ser rejeitados.
Na última vez que isso ocorreu a Vivo bloqueou a porta 25 para conexões de saída. Ou seja, para resolver o problema, afetaram todo mundo dessa faixa de IPs.
Eu, que achava que finalmente estaria livre de problemas, tive que encarar essa realidade. Esse pessoal da UCEPROTECT são muitas vezes citados como estelionatários virtuais, já que o ISP pode pagar e remover a faixa de IPs da listagem. Isso é triste, já que o usuário final é penalizado enquanto outros estão enviando spam.
Diante da situação fui atrás de algum relay. A SES me negou o acesso. Estou operando com o Sendgrid, que possibilita o envio de 100 emails/dia. A opção que habilita aumentar esse limite custa 15 dólares mensais e, apesar do custo, ainda utiliza IPs compartilhados sujeitos a bloqueios.
Outras opções que achei aparentemente são muito focadas em marketing e acredito que a taxa de bloqueios deva ser bem alta. Eu definitivamente não gostaria de ter que pagar e ainda correr o risco de não ter meus emais entregues, como já vi acontecer no Rackspace.
É triste pensar que temos que pagar porque um espertão resolveu bloquear uma faixa de IPs e ferrar com todo mundo. Cada um deveria se responsabilizar por seus atos, mas não é assim que a banda toca quando resolvemos ter nosso próprio servidor de emails.
Sugestões?