Muito se fala por aqui em ser não reativo. Entendo, e de fato não sou reativo no sentido de colocar em prática uma reação. Porém tenho um costume de ruminar eventos/falas que presencio ou ouço.
Há algum exercício para praticar a não ficar pensando em algo que ocorreu (do tipo, no local de trabalho, eu passo e algumas pessoas cochicham fofocando, ou debocham, etc.). Queria simplesmente não lembrar do evento nem das pessoas, mas difícil conseguir.
O que almejo é o seguinte:
Ver maisEntão, na terapia aprendi, exercitando, como travar pensamentos ruins que quando acumularam no passado me levaram a TDM. Funciona mais ou menos assim, aprendi que o cérebro é mono core (nem dual core, nem quad core). Quando vem um pensamento indesejado (por alguma disfunção da atividade cerebral), deve-se primeiro tomar consciência de que chegou. Em seguida voltar a atenção para esse pensamento (o terapeuta chama isso de metapensamento) ou pensar sobre o que se está pensando. Como nosso cérebro não é multitarefas, só faz uma de cada vez, acaba por travar o pensamento original.
Ocorre que quando eu acredito que me ofenderam numa fofoca/deboche, fica difícil travar a lembrança. Vou tentar usar essa técnica nesses casos. Fica aqui registrado para eu lembrar de colocar em prática... E ver se funciona.
@paulo ajuda eu pow!!