Data original: 17/12/2021Olá pessoal. Tudo bem? Sou novo aqui na comunidade bastter.com (entrei faz menos de um mês) e ainda leigo em investimentos. Tentei ler o máximo possível sobre o assunto dividendos aqui no site, e ver alguns vídeos e bodes antes de perguntar, mas como a live sobre o qual fiquei dúvida faz pouco tempo que ocorreu, resolvi fazê-la enquanto a informação ainda está fresca na memória.
Bom, eu assisti a live do Bastter na última quarta-feira, 15/12/2021, e também saí meio "chocado" com a informação de que os dividendos e rendimentos de ações e fiis, respectivamente, são extraídos do patrimônio. Então se esses são usados para outros gastos que não o reinvestimento, principalmente quando o patrimônio é baixo, o patrimônio vai sendo dilapidado aos poucos (daí que o Bastter sempre comenta que falta um zero a direita no nosso plano medíocre). Mas confesso que eu ainda saí meio confuso da live com essa informação.
O motivo da confusão é a quantidade de ações de uma empresa ou quantidade de cotas de FIIs. Supondo que os investimentos estão sendo feitos em boas empresas que tenham lucros consistentes faz muitos anos e bons FIIs, mesmo que o pagamento de dividendos cause um desconto no preço das ações ou dos FIIs no dia seguinte ao pagamento dos proventos, como a participação que se tem na empresa ou nos FIIs não muda, os proventos não tendem a permanecer mais ou menos o mesmo nos meses seguintes (considerando que a empresa e o FII continue pagando bons dividendos ou rendimentos)?
Então, no exemplo mais comum que foi utilizado para explicar a situação é a ação custando 10 reais e o pagamento de dividendo é 1 real. Quando o pagamento é realizado, o investidor tem em carteira nesse momento 9 + 1 (9 reais de ações e 1 de dividendo). Porém, se ele tinha 100 ações, ele vai receber 100 reais. No mês seguinte, se a distribuição de dividendos for mais ou menos nessa margem, e supondo que a cotação ainda tenha permanecido em torno dos 9 reais, ele ainda terá as 100 ações e ainda vai receber em torno dos 100 reais, mesmo com o valor das ações menor não é isso?
Entendo que algo que pode corroer o patrimônio é a inflação. Se o investidor para de aumentar o patrimônio (mais ações e mais cotas de FIIs) e os rendimentos não mudam, o poder de compra tende a diminuir com o passar dos anos. Mas, se a empresa é boa e ela consegue aumentar seus lucros com o tempo, os dividendos não tendem a aumentar caso se permaneça com a mesma quantidade de ações?
É isso pessoal. Desculpem se a pergunta for muito idiota. Sou burro assim mesmo e não estou de sacanagem, hehehe.
Abraços e bom final de ano a todos.