Hoje vim dar um depoimento de algo que observo semanalmente, mas neste final de semana vi mais de perto ainda: sou médico e no consultório atendo principalmente pacientes com mais de 50 anos.
A diferença entre os que cuidaram da saúde ( sem tabagismo, sem obesidade importante e praticando esportes) e os que não se cuidaram ( mesmo que "apenas"sedentários"), é GRITANTE.
Atendo pacientes de mais de 80 anos totalmente independentes, que frequentemente ainda praticam esportes e cuidam da família, às vezes até dos negócios, e pacientes de 60, 62 anos que chegam se arrastando, trazidos pelos filhos.
Mas tive vontade de fazer esse post porque esse fds estava correndo com a camisa da maratona do RJ e um senhor correndo veio conversar comigo ( também estava com um boné da maratona, de edições antigas). Corremos 7km juntos, aí conversando soube que o cara tem 72 anos, engenheiro, fez ED Física depois de mais velho, com mestrado em reabilitação cardiovascular, já correu 18 maratonas e incontáveis meias.
O Véio é um touro e fez uma maratona com 56 anos em 2h56min.
Pratica esporte desde sempre, diz que já teve tudo que é lesão, mas e daí?
Tá correndo feliz com uma saúde danada e um físico que impressiona , magro e forte.
Mas é uma construção de longo prazo, o buy & hold da saúde.
Enfim, que consigamos investir em nós algo perto disso, para termos a alegria de uma vida toda saúdavel!