Boa tarde amigos
Espero que todos estejam tendo um excelente Natal!
Vou aproveitar o dia pra fazer uma pergunta e tomar umas "voadoras Natalinas"

Ha 5 anos atrás minha namorada (atual esposa) veio morar comigo em meu imóvel. Ela nunca gostou muito daquela experiência pois (de fato) a casa era anteriormente minha, montada apenas do meu jeito.
2 anos depois nos casamos, coloquei este imóvel pra alugar, e fomos morar de aluguel em um condominio fechado de médio/alto padrão no interior de São Paulo. O plano era focar em juntar dinheiro para comprarmos nosso próximo imóvel juntos, à vista.
Depois de 2 anos morando de aluguel, passamos por essa fase do grande aumento do IGPM. Tentamos negociar com o proprietário mas ele aceitou apenas redução de 25%. O aluguel das casas ao redor tambem aumentou muito, tornando-se
impeditivo (ou pelo menos fincanceiramente ruim) morar por aqui. E isso nos frustou consideravelmente.
Eis que então sentamos, conversamos e estamos tentando viabilizar uma maneira de comprar nosso imóvel próprio, juntos.
Fato 1: Nós adoramos essa região, conhecemos bastante, e após muuuuuitas pesquisas, decidimos que aqui é o local que gostariamos de morar.
Fato 2: Não somos um casal tão jovem mais. Temos 42 anos, e a experiencia de continuar morando de aluguel até juntar 100% do dinheiro, está se tornando aparentemente muito longa.
Então chegamos a conclusão de que talvez tenhamos que ir contra alguma premissa da filosofia daqui pra viabilizar a ideia.
No momento, o valor de casa que buscamos custa 6X, e nós temos em mãos, 3X - que são nossos atuais aportes (RF na maior parte, porem Fiis e Ações tambem)
Eis aqui os 3 planos:
A: Financiamento imobiliario: Damos os 3X de entrada, e financiamos os outros 3X. O valor da parcela aproximaria-se do que ja pagamos de aluguel atualmente.
B: Vendemos TUDO que temos (mantendo a RE): Vendo meu atual imóvel (por 2X) e o carro pelo 1X restante, e compramos o novo imóvel a vista.
C: Nao fazemos nada: Vamos para um lugar de aluguel mais barato, e esperamos juntar mais dinheiro.
Meus comentários:
Opcão C: Sei que é a financeiramente melhor. Mas é a que mais nos desagrada no momento pelos motivos explicados acima.
Opcao A: Eu sei.... financiamento no Brasil. Ja fiz as contas e vi que os 3X do financiamento vao se tornar 6X (se tudo der certo). Porem com isso, eu nao giraria um patrimonio - meu atual imóvel, que tem valor e continua alugado.
Opcao B: Conseguiríamos, no dia da mudança, ja nos mudar com zero dívidas. Mas teríamos que recomeçar os aportes do zero, alem de ter girado patrimônio.
Enfim, sei que acaba sendo uma decisão bastante pessoal, mas os comentários (e voadoras) do pessoal mais experiente aqui, com certeza vai ajudar.
Muito obrigado e Feliz Natal a todos!