Data original: 28/12/2021
A Bastter é o único lugar que já vi afirmar que o que enrique é trabalho.
Neste ano de 2021 tive a comprovação disso em minha vida e por isso vou compartilhar o resultado que tive e como reproduzir isso.
2020 foi um ano particularmente difícil. A pandemia me colocou em situações desconfortáveis no trabalho, plantões com nível de complexidade cada vez maior e precisei ser deslocado para atendimento semi-intensivo. Algo que eu não estava habituado a fazer. Aceitei os desafios, até porque ruim mesmo seria ficar desempregado. Mas terminei o ano com desgaste físico e emocional que considerei completamente inviável para minha vida.
Resolvi focar 2021 em meu consultório particular com objetivo de entregar mais valor a pacientes, receber mais por hora trabalhada e por fim largar os plantões. Eu pouco estudei investimento, praticamente nem a bastter eu frequentei.
Eu já estudava muito sobre marketing, mas aplicava pouco. Até dezembro 2020 meu consultório dava um retorno modesto que não me possibilitava pensar de outra forma que não fazer plantão.

Mas em 2021 eu consegui resultado bem expressivos. Em média o consultório faturou 4 vezes mais que em em 2020. Nos três últimos meses o faturamento foi 6 vezes maior que nos meses relativos a 2020.
Eu tenho certeza que se eu tivesse passado o mesmo tempo estudando sobre investimentos eu nem chegaria perto desse retorno financeiro. Mas não é disso que falo sobre enriquecimento. Hoje eu recebo bem mais com muito menos tempo de trabalho, tenho tempo pra fazer minhas atividades, ler meus livros, e já tenho data para fazer o último plantão da minha vida. Em breve terei todas as noites em casa com minha esposa e minha filha que nasce em março.
Como replicarEu sei que nem tudo se aplica a todo mundo mas tem algumas coisas que fiz que podem ser aproveitadas sempre.
1 - Identifique qual componente de seu trabalho você entrega mais valor. Geralmente as pessoas te procuram pra se aconselhar com você sobre isso. Se não tem nada que você faça melhor então o ideal é você se especializar mais e investir mais em sua formação antes de ir para os próximos passos.
2 - Identifique seu cliente ideal e qual será a jornada dele até chegar a seu produto e serviço
3 - Trabalha em todos os pontos da experiência do cliente: como ele irá te encontrar? Quais serão os processos de atendimento inicial? Como será seu atendimento para entender o problema do cliente e devolver valor? Como será seu pós venda?
4 - Veja o que seus concorrentes fazem e faça mais. Não é pra se assustar com concorrência, se tem gente fazendo o mesmo que você é porque tem mercado. Estudo o que o concorrente faz e entregue melhor.
5 - Entregue mais que o esperado. Em várias vezes eu dei uma consulta extra de retorno para pacientes pq achei que precisava, eu faço receita virtual e mando por WhatsApp, eu atendo 100% dos whatsapps e ligações, eu entrego mais e os pacientes continuam voltando
6 - Atenda o telefone. Parece óbvio mas ninguém atende, se atender mais que a média você já sai na frente
7 - Cultura de valor - você precisa entregar valor em todos os pontos da jornada. Desde o atendimento telefônico até o pós atendimento.
8 - Cultura de melhoria continua - você escolhe um dos seus processos por semana e melhora um pouco sempre
9 - Crie redes de profissionais de suporte - você só indica o melhor sempre!
10 - Tenha presença digital, com objetivo de relacionamento e mostrar seus valores profissionais. Número de seguidores, likes e afins são só métricas de vaidade na maioria das vezes.
11 - Apareça no google com frequência, seja de forma orgânica ou paga
Espero que isso ajude vocês a também enriquecer com trabalho.