Pessoal, olá. Minha esposa está envolvida num rolo, e me pediu ajuda, mas não sei o que fazer…
Ela é dentista, mas não trabalha mais desde o início da pandemia.
Ela nunca teve consultório próprio, trabalhava para um outro dentista, mas nunca teve nada registrado.Ganhava por produtividade. Não tinha carteira assinada, nem empresa, nem recebia por RPA. Como ganhava pouco, dentro do valor de isenção, não declarava imposto.
Acontece que o antigo chefe dela pegou o valor que pagava a ela pelo trabalho realizado e declarou no imposto de renda dele como despesa de saúde. E, naturalmente, caiu em pendência - Declaração ano base 2019, mas ele deve ter feito isso em outros anos também! Não foi algo combinado, ela não ganhou nada por isso. Na verdade, nem foi consultada sobre isso. E agora ele está ligando quase todo dia para que ela faça um recibo para ele tentar acertar a situação dele. Inicialmente pensei que era melhor fazer esse recibo, para ele parar de perturbar. Mas depois fiquei receoso de que isso pudesse trazer problemas com a Receita. Ela não trabalha mais para ele, não tem qualquer vínculo com ele. E no período em que trabalhou, ele sempre pagava menos do que havia sido combinado, sob os mais criativos pretextos. Mesmo assim só queríamos resolver as coisas de forma que não prejudicasse ninguém, mas também não queremos nos prejudicar, fazendo algo errado.
O que vocês acham? E quais seriam os riscos de fazer esse recibo?