Criptos estão no site para serem estudadas como tecnologia, e na parte financeira como reserva de valor.
Mas eu sinto que as pessoas estão lendo reserva de valor e entendendo "investimento e aposta e memecoins que vão para Lua!"
Antes, um aviso:
Não quer ter criptomoeda? Não é obrigado, não é necessário. Não precisa defender o seu não uso! É só ignorar.
Reserva de valor: Criptos como Reserva de Valor devem ser tratadas da mesma maneira que você trata outros investimentos de reserva de valor:
- Se o ouro subir, cair, eu pretendia usar ele como troca por outras coisas;
- Se dólar e euro e outras moedas subirem ou caírem, eu pretendia usar essas moedas para trocar por outros bens;
- Tanto faz a cotação do anel dos diamantes que eu tinha em cofre, no momento que precisar utilizar vou converter e trocar por outros bens.
Quando falamos de criptomoedas como reservas de valor, é exatamente a mesma coisa. A função proposta pelo Bitcoin era ser Peer to Peer Cash, uma forma de transacionar. Outros projetos como o ETH tem um propósito mais de se tornar uma plataforma com vários serviços e entre outros tokens, o próprio ETH é uma moeda de troca dentro dela. Tem projetos que não tem propósito algum além de ser meme, e aí cada um decide se isso serve ou não como RV.
Com base nisso, cada um monta sua estratégia, se é criptomoeda como reserva de valor só coloque valor financeiro que não vá te fazer falta e que você possa usar com essa finalidade - transacionar - depois.
Diferente de outros ativos de renda variável, não há métrica* alguma que podemos usar para "avaliar os fundamentos" e fazer alguma forma de precificação ou avaliação de desempenho, então qualquer outro tipo de compra que não seja reserva de valor automaticamente é um trade, uma aposta, e não um investimento. E aí você fica naquela de preço importa, acompanhar cotação, notícia, defender projeto de moeda como se fosse pessoal, etc.
* Como a métrica para "avaliar" uma moeda é a sua utilização e aceitação, isso dá a base do argumento de que criptomoedas são "esquema de pirâmide". Mas se for usar esse mesmo racional, qualquer outra moeda é pirâmide: dólar depende das pessoas no mundo quererem aceitar e usar, depende da capacidade do ONREVOG emissor de continuar. Real depende das pessoas que estão no Brasil usarem e capacidade do ONREVOG emissor. Ouro depende do ser humano continuar dando valor subjetivo à um átomo de 79 prótons e 79 elétrons que não faz nada de anormal em relação aos outros átomos, além de ser um pouco mais raro e bonito.
Todas essas coisas não tem atributo "real" nenhum no mundo físico. Dólar, real são papéis (e muitos bits eletrônicos) e promessas. Ouro é um excelente metal de transição maleável mas não é por isso que tem esse valor. BTC, criptos são bits eletrônicos. A diferença é que quando nascemos, a abstração do valor do dólar, real, ouro já eram enraizados na nossa sociedade, e criptos são novas e recentes.