Fala, pessoal! Assisti uma aula de Patrick Winston, professor do MIT, sobre... como dar uma aula. Achei bem interessante e e fiz um resumo pra vocês. No final, vou colocar o link do vídeo completo. Bom final de semana!
How to speak - Patrick Winston Como começar: dar boas vindas, pedir para guardar celulares, computadores etc, e expor os pontos de contribuição da aula que será dada: o que os alunos vão aprender durante ela. Depois, uma piada cai bem.
Inspiração: é preciso dominar o conteúdo, pois somente assim os alunos se sentirão inspirados para aprender. Quem domina o conteúdo fala naturalmente e consegue atrair o interesse.
3 exemplos: usar exemplos das ideias expostas. 3 é um bom número. É uma forma de fortalecer a ideia e também de chamar a atenção de quem perdeu o primeiro.
Limites da ideia: definir o que será ensinado, distinguindo de eventuais ideias similares que não serão abordadas na aula.
Expor a ordem: pontuar a ordem dos assuntos, deixando-os visíveis para situar os alunos sobre o avanço da aula.
Perguntas: fazer perguntas durante a exposição do assunto. Isso prende a atenção, alimenta a curiosidade e deixa a aula mais dinâmica e participativa.
11 AM: o melhor horário para dar uma aula. Os alunos já estão acordados há um tempo e não estão morrendo de fome. Não é uma regra absoluta, mas demonstra que pensar no horário da aula significa adaptá-la aos hábitos dos alunos.
Iluminação: o local deve ser bem iluminado. Locais escuros dão sono.
Tamanho: o tamanho da sala de aula deve ser adequado ao número de alunos. Uma sala de aula com muitas cadeiras desocupadas desmotiva o professor e os alunos.
Exposição visual: em um quadro ou slide, a exposição deve ser simples, concisa, objetiva. Poucas palavras. Também deve se adaptar ao ritmo de escrita e leitura dos alunos. Manter contato visual com eles é importante.
Contribuições: finalizar expondo um breve resumo do que foi aprendido. Uma piada no fim cai bem.