Lá nos primórdios da Bastter.com o site era muito centrado em opções, que era o meu forte na época. Mas isso não quer dizer que era maluquice. Estudávamos operações racionais e travadas, ou seja, com risco limitado. Nunca vendemos uma opção sem ter outra opção ou o correspondente em ações comprados.
Pois bem, todo dia na época chegavam os defensores da venda descoberta de opções. Se a venda descoberta de ações já é uma burrice sem tamanho (basta entender o conceito de convexidade), a venda descoberta de opções é a burrice exponencial.
Na venda descoberta de opções, o risco é ilimitado, o ganho limitado e opções são explosivas porque são derivadas de ações. Para cada real que a ação sobe a opção percentualmente vai subir muito mais. A ação sobe 2% a opção pode subir 20%, 200%, ou até 2000% dependendo da posição da opção, da volatilidade, etc.
Além do mais nas opções é facílimo travar, ou seja, comprar opções de menor valor a que foi vendida travando o seu prejuízo, transformando risco ilimitado em risco limitado.
Mas a burrice não para ai, como para vender é necessário margem e a margem de venda descoberta é enorme, por unidade de margem, para a mesma queda (ou não alta) do mercado, você ganha mais dinheiro travado do que vendendo descoberto.
Ou seja, no mercado tem de se esforçar muito para encontrar uma operação mais burra, mais sem sentido e com um equilíbrio benefício X risco pior do que venda descoberta de opções.
MAS MESMO ASSIM NÃO FALTAVAM DEFENSORES AQUI TODOS OS DIAS!
E por mais que a gente explicasse a teoria, os dados, a matemática simples não adiantava. Os argumentos eram os mesmos que se usa hoje, porque como bem ensinou o Predador lá atrás, o BUCHETTI não evolui:
- Estou fazendo há um mês e to ganhando
- A corretora YYYY sempre faz
- Fulano (nome famoso da época) faz e se da bem (obviamente fulano ganhava era toneladas de corretagem em cima dos otários)
- Vou gastar muito nas travas, sem travas posso vender mais (matemática toda errada e analise só do que vou ganhar, mas esperar o que)
- Mercado vai cair, para que vou comprar (espertos como sempre)
Inclusive na época se criou uma aura de esperto em quem vendia. Quem comprava era otário, quem vendia era esperto. Ser vendedor descoberto te dava uma marca de esperto, corajoso, que entra para a turminha.
Eu não conseguia entender como eles não entendiam a burrice que faziam e perdia horas e horas discutindo contra argumentos malucos e sem sentido.
Um dia Predador numa conversa falou para mim. Não adianta cara, a gente vai emburrecer e nunca vai convencer ninguém de nada e o BUCHETTIt tomando conta do site. Só tem uma solução, se afastar do BUCHETTI e certas discussões não dá para ter mais.
E este conselho do Predador salvou o site. Muitos não sabem mas na época o forte eram sites e fóruns de discussões. Não tinham redes sONciais. Haviam centenas de foruns de mercado e a Bastter.com era apenas mais um. A maioria ou praticamente todos despareceu em discussões intermináveis e brigas mesmo com gente chamando para a porrada e tudo mais. Nós sobrevivemos e esta medida foi fundamental.
Não há como argumentar com quem não deseja evoluir. A porta só abre por dentro. Nunca se ganha uma discussão do BUCHETTI porque enquanto você está tentando argumentar com lógica, matemática, dados, ciência, o outro lado só tem interesse em estar certo e usa argumentos malucos, exemplos de exceção, dados inconsistentes, etc. Você nunca vai ganhar esta discussão e é extremamente cansativo, cansa na alma. Eu me lembro bem.
Se afastar do BUCHETTI e afastar o BUCHETTI daqui é uma das razões principais da nossa sobrevivência. E as vezes a pessoa precisa ir lá e levar ferro para aprender. Eu mesmo levei. Muitos que insistem no BUCHETTI voltam depois de um tempo. nada demais, cada um tem seu caminho.
O importante disso é que vale para a vida. Se afastar do BUCHETTI e não perder tempo com discussões inúteis vale para tudo na vida.
Na época era a venda descoberta, passou por muita coisa e continuam surgindo BUCHETTIs novos (que na verdade só muda o nome porque o BUCHETTI não evolui) e continuam querendo que a gente discuta aqui contra argumentos malucos. Não vai rolar. Criamos inclusive ferramentas administrativas no site que ajudam a afastar o BUCHETTI. Não vai rolar mesmo. E o que é BUCHETTI? Tem este FAQ na área de saude e esportes mas é igual em qualquer área.
Saúde & Esportes > FAQ > Sinais de BUCHETTI em SaudeNo mercado o BUCHETTI tem sempre a mesma base e quem quiser ajudar vou criar um FAQ de reconhecer BUCHETTI no mercado mas mais ou menos sempre tem algumas destas características.
- Promete ganho aaaagarantido
- Não tem base matemática ou qualquer base
- Corretoras, analistas, youtubers, etc indicam
- Sempre colocam o nome de um bilionário no meio
- É sempre oferecido para você
- Parece bom demais para ser verdade
- Tem sempre algum dinheiro de graça no meio
- Te faz parecer esperto