Uma coisa que confunde muito entender NFT, é o fato de estarem assONciados a imagens, e por cima disso imagens feias
Porém, NFT é apenas a aplicação na blockchain de uma série de coisas que já existem há muito tempo.
Então que tal usar essas coisas como exemplo para explicar um pouco mais sobre registro, direito de autor, direitos de distribuição e mais ?
Vamos usar Torrents como exemplo. Toda vez que você baixa um torrent, o programa faz a verificação do "hash" criptográfico do arquivo ao finalizar o download. Isso garante que a cópia que você baixou é exatamente a mesma do autor do torrent. Se o hash for diferente (caiu energia, disco corrompido, etc), ele deleta o arquivo e tenta baixar denovo. Ninguém consegue alterar isso.
The elephant in the room: torrent, assim como um NFT, é apenas uma tecnologia. Os tipos de arquivo que você baixa podem ser legalizados,, ou podem ser "roubados" = pirateados.
Um dos torrents mais antigos que existem é o da Fanimatrix, um filme lançado por um grupo amador em 2003, lançado por torrent. O site existe até hoje, e vocês podem assistir esse pedaço da história digital baixando o torrent, já que os próprios autores disponibilizam o arquivo:
FanimatrixE com isso podemos ter um arquivo que originalmente foi criado em 27/09/2003. O que vocês faziam em 2003? Quantos computadores, celulares, TVs e outros dispositivos quebraram de lá até hoje? Quantos arquivos vocês provavelmente perderam e nem lembram mais que existiram?
Pois bem, ao finalizar o download de torrent, o programa faz uma verificação do
hash do arquivo para comprovar que a cópia no seu computador tem as mesmas características do original. E com isso, um torrent de 2003 baixado AGORA é exatamente o mesmo arquivo, sem corrupção alguma de dados:

Isso parece com alguma coisa que estamos falando ultimamente? Sim, é exatamente a mesma coisa com NFT. Cada arquivo no formato NFT tem um hash, e é esse hash que é registrado na blockchain.
A
novidade é que você pode registar que um arquivo é seu por causa da blockchain. Só isso, todo o restante da tecnologia já existia e já era utilizada amplamente. E a parte dos direitos autorais, de distribuição, de posse, também já existia: