Todos os dias eu gosto de ouvir algum Podcast antigo do Bastter, pois há sempre algo que ficou para trás e que merece ser ouvido novamente.
Hoje, eu estava ouvindo podcast 65 e ele falava para escrevermos, pois somente com a escrita poderemos desenvolver a nossa criatividade.
Depois do audio, deu vontade de vir aqui e escrever.
Eu estou no mercado desdo 2005 e gostaria de compartilha uma grande sardinhice que eu já cometi, pois dessa forma, poderei ajudar alguém para que não cometa o mesmo erro.
Em meados de 2008, durante a queda da bolsa em função do subprime, eu cometi um grande erro que quase me levou a ruína (naquela época, pois eu estava começando).
Ouvindo o "ESPECIALISTAS" e o gerente de investimento da corretora do banco, eu abri uma posição grande de compra a termo.
Para quem não conhece essa operação, o banco libera um crédito para compra de ações, na condição dê que você deixe aaaagarantias para uma eventual perda.
Resumindo, você pega dinheiro emprestado para aplicar na bolsa.
Os "ESPECIALISTAS" falavam que as ações já tinham caído muito e que não tinha motivo para cair mais.
Eu aprendi com duras perdas que qualquer coisa que caiu bastante ainda pode continuar caindo.
Não acreditem nos "ESPECIALISTAS", eles não são videntes e são sabem o que pode ocorrem no futuro.
Outra coisa que eu aprendi duramente e que é o principal motivo para eu estar escrevendo (além do motivo treinar a escrita como o Bastter recomendou), é avisar aos amigos para que NUNCA operem a termo.
Nunca operem acima do que vocês conseguem operar.
Invistam o seu dinheiro e não o dinheiro dos outros.
A riqueza vem com o trabalho e nada mais.
Se possível, tenham mais de uma renda, pois se uma fonte de renda der problema, você terá a outra.
Se a renda principal for o necessário para uma sobrevivência digna da sua família, preserve a segunda renda e a invista em bons investimentos, pois somente o tempo e o aporte lhes deixarão com um bom colchão para a velhice.
Criem zeros a direita.
Eu demorei muito tempo para perceber isso e tive que aprender com os próprios erros.
Sejam sábios e aprendam com os erros dos outros.
Nunca operem a termo pois ninguém sabe o futuro, mesmo que seja em empresas boas, pois a oscilação do mercado poderá fazer a corretora executar a operação de termo em função das perdas momentâneas, mesmo que você estive-se certo na empresa para um futuro mais longo, pois o futuro próximo poderá levar vocês a ruína.
Ah, para finalizar, a operação a termo que eu tinha aberto na crise de 2008 me gerou a perda de um Vectra 0Km top de linha (carro TOP da época), o que equivaleria a uns R$165.000,00 na atualidade.
Abraços à todos