Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida.Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede sONcial de vídeos curtos que está viciando os jovens e que já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários.
Como pode ser tão viciante?
Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.
Realmente podemos assistir a vídeos curtos sem parar por 60 minutos?
A rolagem infinita, um design característico das redes sONciais, funciona bem no Tik Tok.
Tanto que até os anúncios parecem mais um vídeo.
Eles se misturam com o resto do conteúdo até parecerem invisíveis.
Esta é a primeira pista de que o que parece simples à primeira vista tem muito trabalho de engenharia por trás.
A segunda, diz Matthew Brennan, autor de
Attention Factory (
Fábrica de Atenção, em português) e especialista em tecnologia na China, é um dos algoritmos de recomendação mais sofisticados do mundo.
Com aproximadamente 800 milhões de usuários ativos por mês, seu sucesso não é acidental.
Só em 2019, TikTok e Douyin — seu equivalente na China — foram baixados quase 2 bilhões de vezes em todo o mundo.
ByteDance, a empresa proprietária, não é uma start-up nascida em uma garagem que um dia encontrou o sucesso por acaso.
Eles sabiam como fazer
Reportagem completa em:
'TikTok foi feito para ser viciante': o homem que investigou as entranhas do aplicativo - BBC News Brasil