2 Aprendizados (26/365) comentada em 26/01/2022 18:28 Cãotural Portnoy em 26/01/22 15:07 comentada em 26/01/2022 18:28 26. A concisão é uma qualidade de bons textos. Ela é muito útil na explicação de um problema no trabalho, por exemplo. Para conseguir a atenção do leitor (ou do ouvinte) é importante que frases e parágrafos não tenham trechos desnecessários. Recomenda-se portanto privilegiar expressões mais curtas. Alguns exemplos: Em vez de:Venho chamar-lhe a atenção para o fato de que...Usar: Lembro que... / Alerto que...Em vez de:Não há qualquer dúvida sobre o fato de que...Usar: Sem dúvida...Em vez de: Os motivos pelos quais...Usar:Porque... Em vez de:Apesar de que...Usar: Embora...Uma outra maneira de garantir a concisão do texto é escolher verbos de ação.Em vez de:Eu quero fazer um investimento...Usar: Eu quero investir...Em vez de:Vou fazer uma revisão da minha declaração de IR de modo a evitar dar muita dor de cabeça pro Buy and hold...Usar: Vou revisar minha declaração de IR para não ter dor de cabeça.Enfim, hoje resolvi aprender sobre esse conteúdo e aproveitei pra dividir com a comunidade. Este tópico está nas listas: Aprendizados Portnoy