Passeando com meu cachorro me deparei com 2 pessoas discutindo após sair de uma igreja, um homem e uma mulher, João e Maria.
João estava chateado por ter que sair da igreja no meio do culto e levar Maria ao trabalho, preocupado principalmente com o que os outros pensariam deles ao vê-los sairem daquela maneira: "E agora todo mundo vai achar que a gente não gostou do culto! O que é que vão pensar de nós?"
Maria estava chateada por ter que aturar as reclamações de João e alegou que não precisava da sua ajuda para ir ao trabalho, podendo se virar: "Se te incomoda tanto, não tem problema, eu vou a pé, vou de ônibus, eu me viro! Não vou passear, não vou no shopping, eu preciso trabalhar, não sou como aquele monte de gente desocupada que tá no culto na hora do almoço, isso não é hora de culto!"
Apesar de um aparentar não querer ajudar o outro, os dois continuaram caminhando, cada um aumentando o tom da voz cada vez mais, até chegarem no carro. Entraram, abriram todos os vidros. João começou a dirigir bem devagar e conforme passaram por mim percebi que a discussão continuava, agora mais acalorada. Eles foram embora e eu segui meu caminho pensando:
- Não era mais fácil Maria não ter ido ao culto, sabendo que teria que sair de lá para trabalhar?
- Caso fossem um casal (não consegui identificar) não seria mais fácil terem conversado antes do culto para decidir o que fazer?
- Não seria mais fácil achar uma forma de 1 dos 2 ceder para os 2 ficarem em paz? João poderia pelo menos se conter e aceitar levar Maria para o trabalho, ou Maria poderia ter realmente se virado para ir ao trabalho deixando João no culto
- E pior: será que a discussão terminaria em algum momento? Será que Maria conseguiria chegar ao trabalho?
Pra mim foi um bom exemplo para refletir em como a busca pela #PAS é difícil. Tudo o que presenciei não fez o menor sentido pra mim, claro, não sei o que se passa na vida deles, não sei nem como a discussão começou de fato.
Depois de um tempo só consegui concluir que o melhor mesmo é evitar ao máximo que a discussão comece. Agradeci pela vida que tenho e prometi me esforçar em ser melhor com minha família.