Olá amigos da Bastter.com, sempre um prazer pedir ajuda à vocês.
Estou morando no exterior (Canada) e será a primeira vez que farei a declaracão do IR desde que me mudei. Isso tanto aqui no Canada como no Brasil.
Nao fiz a saida definitiva e nem pretendo fazer tao cedo, pois ainda esta incerto quanto tempo ficarei por aqui. E mesmo que decida ficar por um longo periodo, traria o que tenho no Brasil aos poucos, ao longo de alguns anos.
Alguem aqui esta numa situacao parecida? Gostaria de dicas sobre como proceder. Pelo que entendo teria de declarar no Brasil tudo que tenho no Canada (proventos de salario, conta bancaria, etc.) e no Canada tudo que tenho no Brasil (investimentos).
Tudo parece muito complicado, e de certo terei de pagar mais impostos (ou não)? Alguns brasileiros daqui, como não perderam o jeitinho, falaram para declarar no BR apenas o que for de lá e no Canada o que ganho aqui. Mas isso é um ROLO grande principalmente se no futuro for levar o dinheiro de um lugar pro outro.
Pretendo contratar contador especializado, conhecem ou indicam alguem no Brasil/Canada que faça isso?
Grande abraço.