Aprendi assistindo aos chats do @Paulo que devemos aprender a criar narrativas que nos empoderem de nossa história e aqui vai uma narrativa que me deixa feliz, mas também muito grato.
Em março de 2020 eu estava de férias e com viagem marcada para o nordeste, mas justamente naquela semana (todos lembram) comércios e serviços começaram a fechar por conta da pandemia e eu e minha esposa tivemos que cancelar a viagem.
Passamos as férias em casa, como grande parte da população, na mesma apreensão que todos, lembro que rolou até uma série de recados do Bastter da quarentena, que ajudou muita gente a colocar as coisas em perspectiva e a cabeça em ordem.
Trinta dias de férias dentro de casa, apenas com algumas saídas ao final da tarde para fazer caminhada para desestressar, maratonei vários vídeos do canal do Bastter e li parte do conteúdo disponível do site, inclusive o roteiro do iniciante, o que me fez refletir bastante sobre algumas convicções.
Naquele momento, eu tinha um bom dinheiro investido e também um consórcio imobiliário, que não era possível quitar com o que eu tinha investido e por esse motivo minha narrativa era que o dinheiro investido rendia mais do que o reajuste da parcela da casa.
Ledo engano... com a chegada da pandemia, vimos a bolsa desmoronar quase 50% em semanas e então eu percebi que não estava em meu poder controlar a rentabilidade dos meus investimentos.
Por sorte, como o @Bastter sempre diz, a recuperação para aquela queda foi bem rápida e então decidi simplificar a vida e seguir o roteiro do iniciante, deixando pra lá comparação de rentabilidade com juros da dívida e focando no pagamento.
Me vi convencido sobre a importância do que se ensinava aqui e em junho me tornei assinante, pois precisava fazer parte dessa comunidade.
Dali em diante, mês a mês, fui vendendo parte dos investimentos e antecipando as prestações que ainda restavam (e restavam 106 parcelas).
O foco era pagar o máximo de parcelas possíveis até abril de 2021, pois naquele mês ocorreria o próximo reajuste. Qual não foi a nossa surpresa, depois de antecipar mais de 90 parcelas, ao descobrirmos que a parcela subiria mais de 11% naquele ano!
Uma grande surpresa e também um grande alívio, pois as 90 parcelas adiantadas não sofreram o novo reajuste. Fiquei muito agradecido a Deus por ter aberto minha mente, através do @Bastter e dessa comunidade, pois embora eu não tenha tentado acertar o timing, o momento de antecipar as parcelas foi providencial.
Concluindo minha narrativa, quero compartilhar, ainda que anonimamente, mas principalmente externar minha gratidão, pois ontem paguei a última parcela do consórcio.
Enfim, a casa está quitada e graças aos conselhos que recebi aqui (muitos deles disponíveis gratuitamente), não penso em vendê-la para comprar ações ou FIIs kkkkkk
Obrigado @Bastter, demais moderadores e toda a comunidade! De coração, obrigado!