Contar aqui um causo real para reforçar AINDA mais como esse mundo das mídias digitais é podre e como o grande otário no final é você que se deixa levar pelos tais "influenciadores".
Assistindo o video de um youtoba de médio porte, com grande reputação e aparentemente honesto. Posta-se vídeo oferecendo curso sobre trabalho digital e dicas gratuitas em grupo de WhatsApp do suposto influenciador. No título do video, "ESTE VIDEO SERÁ APAGADO EM 48H).
Pronto, ali ele já tinha ganhado eu e toda a multidão. Em 48 horas, eu nunca saberia o que tinha no grupo e o que era aquele tal curso e dica gratuita. Essa sensação de escassez é quase irresistível.
Cliquei e fui direcionado a um grupo de WhatsApp. Nome do grupo: Curso XXX nº287. Em cada grupo cabem 256 pessoas. 73 mil pessoas fisgadas até aquele momento. No grupo, é postado um video curtinho, mostrando um rapaz nos seus 30 anos, falando sobre um metodo de trabalho remoto que o fez ficar rico e comprar uma casa em Noronha e um carrão. Os ganhos prometidos eram "Até 5 mil reais por mês". Segundo o jovem, esse valor era um valor "possível", completamente real e derivado do trabalho da pessoa, para o espectador não ter dúvida que ganhos irreais não existem e ele não prometia coisas impossíveis.
A seguir, um link para o website do curso. Depois, mais um video com o youtoba endossando o curso e falando que não era golpe. Clico no website e sou bombardeado com depoimentos de mais de 10 pessoas endossando o curso e mostrando depósitos no app de bancões, bem como mostrando a plataforma online que é usada para fazer o tal trabalho. Em baixo, um contador para o "super desconto" que seria liberado em 48 horas. Mais um gatilho de escassez. Preço do curso: R$ 1.000 reais, podendo ser parcelado em 10x. Plataforma de pagamentos conhecida no mercado, nada obscuro. Também é muito dificil eles terem falsificado o App do bancão.
Volto no grupo de WhatsApp e uma das pessoas que não era administradora perguntou se tinha desconto para quem tinha feito no ano passado, pois ela havia achado o curso muito bom. Isso me desarmou, pois imagina a dificuldade de infiltrar pessoas em 287 grupos e monitorar todos para elogiar o curso. A curiosidade bateu e lá vou eu trabalhar de graça.
Entro no grupo com outro celular e vejo as mesmas pessoas do outro grupo que estavam elogiando de maneira sincronizada, ou seja, colocaram fazenda de bots. Opa, os caras não são amadores...
O registro do site tem um CNPJ. Jogo no software de data mining. Consigo os CPFs dos sONcios e levanto cartório, jucesp, detran e tudo que há de bom no mundo.
O cidadão é filho de professor de faculdade federal, com um gordo salário e que possui uma empresa particular, segundo portal da transparência. A casa em noronha e o carrão estão no nome do papai. A empresa que constava os depósitos de supostos "pagamentos" era a empresa do papai. A plataforma de contratação de empregos mostradas no vídeo como de "terceiros" era dessa empresa, de acordo com o logotipo do site. Será que ele tá no rolo ou era a mesada do jovem de 30 anos? Alguns dos depoimentos no site eram de familiares e gente da rede sONcial dele.
Ou seja, os caras são profissionais. Não é barato organizar essa brincadeira aí. Se eles venderem para 1% das pessoas, é um lucro de R$ 730 mil reais. E pode ter certeza, vai parecer o negócio mais honesto e legítimo do mundo. Não paguei para assistir o curso para ter certeza que era golpe, mas os indícios estão aí.
A maior sacanagem para mim foi que além do preço do curso, a plataforma que eles iam ensinar a operar era deles e era paga também à parte. E tinha muita gente no grupo humilde, perguntando sobre parcelar no boleto e etc. Mandei as informações que descobri no grupo e fui banido horas depois.