Data original: 10/02/2022
Versão longa
Tenho uns 10 anos de carreira profissional e todos eles foram totalmente ou parcialmente no serviço público.
Em 2014 entrei no cargo que estou atualmente e engraçado pensar que na época achei que tava com a vida ganha, que não ia mais precisar me preocupar com minha renda porque já tinha grana suficiente pra morar só e ajudar meus pais a pagarem plano de saúde.
Os anos se passaram, a inflação veio mostrando que eu estava redondamente enganado e em paralelo eu fui vendo como eu detestava o serviço público (nada contra quem gosta, cada um é cada um). Dentro desses 10 anos passei por vários setores dentro de um mesmo órgão e se em 30 dias desses 10 anos eu senti um pouco de satisfação com o que desempenhava, posso dizer que foi muito.
Ao conhecer a Bastter.com só confirmei o que já desconfiava. Nada é aaaaaaaaaaaagarantido, não existe estabilidade no serviço público e quem acredita nisso está fadado a quebrar a cara.
Comecei a me movimentar e tentei me desenvolver com foco em três objetivos:
1. Ter uma fonte de renda extra que me permitisse ficar menos dependente do serviço público;
2. Me desenvolver a ponto de ter uma habilidade que me pagassem por ela;
3. Que eu pudesse ser pago por essa habilidade de qualquer lugar.
Comecei a programar e nesse meio tempo me responsabilizaram por uma atividade no serviço público que eu não queria desempenhar de jeito nenhum mas fui voto vencido e tive que aceitar.
Antes da pandemia consegui bicos com programação e já sentia um pouco da renda extra entrando graças a essa atividade paralela.
Com a pandemia consegui permanecer com o cargo público de maneira remota e em paralelo consegui meu primeiro emprego como desenvolvedor. O salário era menor do que o do serviço público mas a soma dos dois era uma quantia interessante.
No fim do ano passado, já com um salário de desenvolvedor maior do que o do serviço público, soube que todos os servidores onde trabalho teriam que voltar a desempenhar as tarefas de forma presencial. Pra não voltar pedi todas as férias que eu poderia pedir e ao final pedi licença sem remuneração pois não havia possibilidade mais de permanecer remoto. Enquanto isso houve uma piora da pandemia e houve mais um período de permissão de atividades remotas, que em breve deve cessar.
Faltando dois dias para voltar de férias, soube que tive o pedido de licença sem remuneração negado. A ideia da licença era mais pra garantir que o cargo estivesse por ali caso eu precisasse e pra eu adiar o pedido de exoneração.
Não vi outra alternativa a não ser exonerar. Não pretendia mais voltar presencial e também já não aguentava mais exercer as atividades de lá. Processo de exoneração aberto e andando e já posso dizer que o que era uma renda extra lá atrás se tornou minha principal fonte de renda e me deu a liberdade de escolher não querer mais trabalhar com o que eu não queria mais. De quebra me ofereceram um aumento na semana que eu abri o processo de exoneração e vou ter uma renda como desenvolvedor equivalente à soma do salário antigo com o salário do cargo público.
TL;DR
Com o desenvolvimento de uma habilidade extra, fui capaz de largar um cargo público no qual eu tinha que desempenhar atividades que eu detestava pra poder trabalhar com algo que me dá mais satisfação, de casa, e que me permite ter mais tempo livre para poder desenvolver outras atividades paralelas ou ter mais tempo pra lazer, pra família e pra praticar atividade física.
Caso estivesse conformado com o desconforto do cargo, sem procurar evoluir, ia me ver obrigado a voltar a trabalhar presencial para não comprometer minha qualidade de vida e dos que dependem de mim.
Abaixo uma evolução da renda mensal ao longo dos anos, mostrando como a renda extra se tornou a renda principal e ainda bem maior do que a renda principal há uns anos, já retirando a renda do cargo público já que estou de saída.

Agora o foco é tentar criar alguma atividade que me traga renda passiva sem eu estar diretamente envolvido nela. Ando pensando em vender curso na Udemy ou criar algum app e rentabilizar com anúncios. Cenas dos próximos capítulos.
Obs: antes que venha outro engraçadinho afirmar que exerci atividade privada enquanto estava no experiente público, foi tudo acertado com horários separados com chefia, sem rolos.#####################################
Se quiser saber mais detalhes dessa história, meu próximo chat (próxima terça-feira, às 19:30h) vai ser sobre isso e sobre estratégias pra mudar de carreira sem comprometer tanto a renda principal.