Venho compartilhar com os colegas meu relato sardinhesco:
Antes de conhecer a Bastter, adquiri alguns investimentos os quais hoje não passariam mais no meu crivo. A saber, uma
ação XXXX4 (empresa boa, mas para que comprar PN se as ONs estão disponíveis, ora bolas), um
fundo multimercado de renda varíavel (eita tranqueira grande) e
um fundo de renda fixa (por que raios uma pessoa investe nisso??). Na época acreditava que seria melhor delegar isso para gestores profissionais.
Com o passar dos meses de imersão aqui no site, isso começou a me incomodar e, por mais que ficasse cada dia menos relevante em % na carteira, existiam 3 elefantes na sala.
O primeiro alvo foi a ação. Aproveitei o final de 2021 para vender em um dia e logo no outro adquirir o mesmo papel na versão ON. Tranquilo, sem muito rolo. Pas!
Mas 2022 chegou e ainda restavam dois elefantes. Impressionante como vira e mexe e nossa cabeça foca naquilo. Na maior parte dos dias, eu não ligava. Mas tinha aqueles momentos de reflexão que me tiravam o sossego. Eu via percentual deles na carteira (o fato de representar pouco as vezes me acalentava que podia deixar lá, não tinha problema), pesava os prós e os contras daquilo. Desistia, mas uma hora, um dia, aquele assunto voltava.
O multimercado tinha uma volatilidade grande e as notícias que chegavam ao meu conhecimento sobre a lâmina dele me incomodavam. Quase sempre eram empresas nas quais eu não toparia ser sONcio. Já o de renda fixa acabou tendo uma performance até mais ou menos dado que a taxa de juros caiu no período. Para completar a sardinhada a gente tem que calcular, né? Pois bem: se eu tivesse investido no
TD ao invés de entrado nessas porcarias teria lucrado mais e teria muito mais segurança.
Enfim, neste mês de fevereiro carreguei o rifle e matei os dois elefantes. Pode ser que amanhã ambos decolem, não ligo. O fato é que me livrar disso me trouxe tranquilidade. Estão mortos!
Foi com calma, demandou alguns momentos de avaliação mas finalmente resolvi algo que me incomodava. Se alguém tem que fazer besteira com meu dinheiro, este serei eu.