RESUMO PRO SARDINHA: Use o atalho Win+Shift+S no Windows 10.
No Windows 7 eu utilizava a ferramente de captura. Ela ainda existe no Windows 10 (usei o 8 muito pouco sardinha que tem curiosidade). No Linux eu não sei, ninguém usa em casa e quem tem coragem de usar sabe pesquisar. Então, como a tecnologia vem para o bem, no Windows 10 há um atalho para a ferramenta de captura. O atalho é "Win + Shift + S".
Win é a tecla entre o Ctrl e o Alt no canto esquerdo inferior do teclado, caso você nunca tenha usado. Apertando essa tecla sem combinar com outra você abre o menu iniciar.
Depois de apertar o atalho (Win+Shift+S), você tem que selecionar uma área do monitor. Em seguida nada acontece. Depois você vai até algum local (WhatsappWeb, Mural da Bastter, Paint, Word, etc) e cola (Ctrl + V).
Talvez você receba uma notificação do próprio Windows, no canto direito inferior, clique na notificação, que vai abrir uma espécie de Paint atualizada. Nesse software você pode realizar rabiscos e colar a imagem em algum lugar já com os rabiscos. O ROHLEM de tudo é: não precisa salvar nada, então essa opção é ótima para prints rápidos já cortando um pedaço específico da tela.
Exemplo do rabisco: