Para os fãns de Rápido e Devagar (Kahneman), Nugde (Thaler e Sunstein), Misbehaving (Thaler), previsivelmente irracional(Dan Arieli) e todos os outros da economia comportamental, no chat de sábado que vem o César (bio no fim) vai falar sobre arquitetura de escolhas e economia comportamental.
A ideia do humano autônomo e racionai atravessa costumes dos mais variados setores da vida em sociedade: do nosso ordenamento jurídico às maneiras como pensamos e projetamos práticas educacionais, governamentais, econômicas, sanitárias etc.
Sempre ignorando a realidade, humanos agem em contrariedade ao que consideram mais razoável em seu melhor juízo.
Porém, décadas de pesquisas na área de ciências comportamentais tem mostrado como indivíduos são induzidos ao erro devido a percepções e situações que geram vieses. levando ao "erro" matemático
Tais achados deram origem a intervenções que, reconhecendo precariedades sistemáticas no processo de tomada de decisão, alcançaram resultados surpreendentes. A algumas dessas intervenções dá-se o nome de "nudge", e ao processo de modo mais amplo, "arquitetura de escolhas", que serão o assunto em debate nesse encontro.
Bio:
César Antonio Alves da Rocha - Psicólogo - CRP 06/165611.
Psicólogo graduado (UEM), mestre (UFPR) e doutor (UFSCar) em Psicologia, com estágio-sanduíche na Duke University (Carolina do Norte, EUA), especialização em História e Filosofia da Ciência (UEL) e pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP. Atua em São Paulo como terapeuta comportamental e docente da Universidade Santo Amaro - UNISA.