Com o falecimento do meu pai, ocorrido em abril do ano passado, precisei assumir os negócios que ele deixou. Inclusive voltei para minha cidade natal no interior da Bahia e larguei um emprego bom em Brasília.
Assumindo a frente dos negócios vi que ao longo dos anos muitas pessoas abusaram da boa vontade do meu pai. Ele tinha o coração do tamanho do mundo e do outro lado alguns tinham a maior cara de pau.
Precisei fazer algumas mudanças e dentre elas estava a necessidade de demitir alguns clientes.
Clientes com muita dívida, que sempre passavam cheque sem fundo, pedia pra cobrir isso e aquilo, ficavam de rolo pra pagar, abater contas, etc.
Os clientes bons se adequaram às mudanças que determinei e continuam conosco. Além disso, o fechamento de caixa, prestação de contas e controle financeiro melhor muuuito!
Quem vê de fora pode pensar " que burro! Tá perdendo cliente, tá perdendo dinheiro". Na verdade penso examente o oposto: o potencial de prejuízo que esses clientes problemáticos estavam gerando, e a PAS que eles estavam tirando da nossa família era muito significativa. Precisei cortar o mal pela raiz, precisei demiti-los, pois é melhor o "prejuízo atual" do que deixar isso correr sem controle e ir aumentando até o ponto de ficar completamente insustentável.
Outro ponto positivo que notei é que a energia e tempo gastos com esses clientes e as situações que eles nos causavam foram canalizadas para melhor atender os bons clientes e pensar em formas de aumentar o faturamento
Alguns desses clientes problemáticos chegaram a apelar pra mim, colocando na mesa que eram muito amigos do meu pai e etc, mas precisei ser frio e racional pra dizer não incondicionalmente, para inclusive preservar o legado que meu saudoso pai deixou. Dizer não à essas pessoas era de alguma forma honrá-lo.
Enfim, só queria deixar essa mensagem aqui porque acredito que essa minha decisão de demitir clientes problemáticos pode ser útil para alguém aqui que tenha comércio.
E lembrem -se do predador: "o primeiro prejuízo é sempre o menor".
Obrigado à comunidade Bastter pela evolução constante! Abraços!!!